Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Alteração das metas curriculares do 1.º ciclo, para Partidos Políticos, Governo, Comunicação Social

NomeComentário
Ana S.Metas não consentâneas com o desenvolvimento neurológico e psicológico das crianças para quem foram pensadas. Se é que foram realmente pensadas, reflectidas e discutidas com especialistas...
Ana B.São os filhos do Alfa!!! e o Alfa não nos pertence!!!
Ana G.Tenho uma filha, que vai agora para o 1º ano e concordo com todo o conteúdo deste petição, estamos a falar de crianças com 6 anos, e não de 40. Quero que a minha filha seja uma criança e não um robot.
Susana N.Mais uma vez, tristemente, contam os números e acaba-se com o pensamento.
Luis M.Sou pai de uma menina de 9 anos que frequenta o 4º ano e concordo que o programa se tornou demasiado tecnicista, obcecado com os rankings e debitado a alta velocidade. Eu acompanho a minha filha nos trabalhos de casa e vejo a dificuldade dela em perceber conceitos matemáticos que na minha opinião são avançados demais para a idade dela, como por exemplo, o cálculo de volumetrias em medidas cúbicas. Elogio a professora, que se tem esforçado por tornar o ensino interessante, apesar de sofrer uma grande pressão para cumprir as metas programáticas.
Ana L.Subcrevo, tenho 2 filhas no 1º ciclo e sinto o mesmo e um filho no 3º ciclo, em que o cenário é igual.
Maria G.Também sou mãe de um rapaz que frequenta o 2º ano numa escolar pública de Lisboa, e não poderia estar mais de acordo. Tenho dificuldade em compreender a passividade com que os professors dizem em reuniões de pais que as capacidades de concentração da turma (turmas grandes) estão aquém daquilo que as metas actuais curriculares exigem. A conclusão é que os pais devem procurer aopoio técnico para diagnosticar os problemas dos seus filhos. Mas afinal quem tem muitos problemas é toda a comunidade escolar que está a estragar toda uma geração convencendo-os de que são crianças problemáticas e privando-as da sua infância. Ao assistirmos a tudo isto passivamnete somos todos cúmplices.
Gustavo N.Haja razoabilidade e estabilidade.
ELDA N.Atenção às nossas crianças! Ensinar, SIM! Arranjar-lhes nervos, stress,... NAO! Basta de uma sociedade stressada... olhem à sua volta, é só gente frustada, precisando de apoio psicológico e psiquiátrico... não permitem esta vida futura para os nossos filhos!! Obrigada pela atenção!!!!
Isabel S.Concordo em pleno com esta petição. Vejo-me nesta dura realidade todos os dias, em dose dupla porque tenho gémeas. Infelizmente nem vejo sensibilidade da parte da professora para atenuar a complexidade do programa e otrna-lo mais interessante e apelativo.
Valéria M.Assino por que vejo como responsabilidade dos pais acompanharem ao máximo o ensino dos seus filhos.
Marta S.A coerência e adquacão das metas de acordo com a faixa etária é urgente.
Maria D.Concordo plenamente
monica m.É muito estressante para as crianças... A minha filha só este ano já teve 5 professoras e nenhuma é igual a dar a matéria..... Isto só faz mal na aprendizagem das criança... É uma brutalidade .
Carla F.Tenho um filho no 2º ano do primeiro ciclo e apesar de todo o apoio da extraordinaria professora que tem, sinto que as dificuldades em perceber e acompanhar as matérias que estão a ser lecionadas se começam a adensar, não por ser uma criança com dificuldades de aprendizagem, mas porque efetivamente não tem nos seus parcos 7 anos a maturidade suficiente para entender textos de português e problemas de matemática, que apresentam uma linguagem e grau de dificuldade nada proprio para crianças desta idade. Parece-me que as metas curriculares estão completamente desajustadas, e tenho muito receio que o meu filho não consiga consolidar os conhecimentos que é suposto consolidar, devido à "injeção" rápida de matéria que está a ser dada, somente para cumprimento das metas curriculares.
Anabela C.Concordo plenamente as nossas crianças estão a ter cargas excessivas e não estão a aprender corretamente a materia , devido a isso tive de por a minha a ter aulas com explicadora para aprender a matéria, o que deveria ser o trabalho da professora, mas como me foi dito temos de dar a materia toda do programa e para isso quem apanha apanha quem não apanha fica para trás.
Lília C.É uma vergonha o que estão a fazer com as crianças!!! Deixem-nas aprender, brincar, estar com a família! Uma criança de 6 anos, que tenha dificuldades, chega a casa pelas 18h00 e deita-se às 22h00. O que fez no entretanto? Brincou com os pais? Conversou com os pais??? Não!!! Esteve a "engulipar" quantidades absurdas de conteúdos escolares!!! Por favor, acabem com isto!!!!
JOSE B.Estipulem-se metas para os nossos governantes. Querem um exemplo: a representação destes na assembleia da republica deveria ser em função dos eleitores/votantes, tendo a abstenção também o seu lugar no hemiciclo. Nem sempre quem cala consente!; e pague-se-lhes em função dos objetivos/promessas cumpridas. Antes de estipularem metas para os outros, comecem por dar o exemplo. Agora, vêm aumentar a escolaridade obrigatória para doze anos e nada fazem para alterar o sistema de ensino que põe a nossa juventude a passear os livros e a criar vícios. Como querem depois que eles queiram trabalhar? Dêem-lhes alternativas ao atual sistema de ensino, uma via profissionalizantes logo a partir dos 13/14 anos, com três dias práticos em empresas locais e dois teóricos nas escolas, para os que apresentem dificuldades/fraco desempenho escolar, uma vez que que não lhes dão condições de terem professores para os acompanhar, pois preferem dispensar a ter de lhes pagar. Se querem fazer leis, auscultem primeiro os principais intervenientes: alunos, professores e encarregados de educação!
Pedro O.Como pai de uma criança que frequenta o 2º ano, só posso concordar com esta petição. Acrescento que para lá do absurdo que são estas metas, é suposto que as nossas crianças as atinjam em turmas de 26 ou mais alunos e em mega-escolas onde a falta de pessoal auxiliar é regra, quando deveria ser excepção.
Marta F.Completamente absurda esta atrocidade que se está a cometer com as nossas crianças... eu vejo isso, porque dou explicações e a criança tem imensas dificuldades...

Assinaram a petição
13 914 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição