Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Forte de Peniche - Defesa da memória, resistência e luta
, para Governo de Portugal
Nome
Comentário
Belizario M.
PATRIMONIO PUBLICO COMO TORRE DE BELEM OU CASTELO DE S. JORJE DEPILAÇÂO DE PORTUGAL
Ana L.
Assino a petição pela defesa da necessária preservação da memória e resistência ao fascismo e pelo respeito de milhares de portugueses que deram o melhor das suas vidas para que o povo português pudesse viver em liberdade!
Fernando V.
Se fosse o Governo do Passos Coelho não estranhava.Com este, que se diz de esquerda, a minha indignação cresce exponencialmente. Se o Governo mantiver a decisão de concessionar a fortaleza de Peniche,onde o meu pai e tantos outros que conheci perderam a saúde e onde outros morreram, será que este governo deve continuar a merecer a complacência da esquerda mais consequente?
João L.
Preservar para mais tarde recordar. Não esquecer para que se nunca se esqueça.
António D.
A memória do País deve ser preservada.
HENRIQUE N.
NÃO APAGUEM A MEMÓRIA DOS TEMPOS HEDIONDOS DA INFÂMIA
Mario L.
O passado recente, também faz parte da história .... O forte de Peniche terá muito que contar às gerações vindouras .....
José R.
De acordo com esta petição.
João D.
Vergonha. Vergonha pelos comentários que algum público faz em relação a esta opção de governos que nos venderam, vendem e venderão se não nos mobilizarmos enquanto povo.
Alzira o.
Vivi e conheci a cadeia antes e depois da revolução até trabalhei lá não apaguem a memória
joao m.
Ato repugnante.
Carlos T.
Este património é parte fundamental da história da resistência contra o fascismo. Os elementos mais importantes desta memória colectiva têm vindo sucessivamente a ser perdidos ou transformados em hotéis, pousadas, condomínios de luxo e outros fins turísticos. Sempre os fins económicos a determinarem as nossas opções e a nossa vida. A memória do último meio século tem vindo a desaparecer de forma paulatina, sem se dar por isso. Qualquer dia ninguém sabe como chegámos a estes dias. A democracia não surgiu por artes mágicas, houve um longo e difícil caminho para chegarmos aqui. Muitos se sacrificaram por isso e deram o melhor de si ,alguns a liberdade, outros a própria vida,.E esse caminho tem marcos que devem ser preservados intactos para que surjam evidentes aos olhos dos actuais viventes. A nossa memória não pode ser apagada, sob pena de permitirmos que apaguem a realidade e a vida.Manter o forte de Peniche como elemento dessa memória e torná-lo actuante na defesa dessa memória, é um imperativo de consciência.
Isabel S.
Há monumentos que não podem dissociar-se das suas profundas memórias, este é um deles.
Paula A.
Forte de Peniche um dos baluartes da luta anti-fascista onde tantos resistentes, homens e mulheres foram torturados, alguns mortos ás mãos da P.I.D.E. e estiveram presos anos a fio só porque lutaram contra a ditadura fascista que levou o nosso país á miséria, á degradação e que matou tantos dos seus filhos numa guerra dita colonial onde ninguém queria combater, mas o bom nome de Salazar tinha de ser mantido á custa do sangue português e africano cujo direito a serem povos independentes era igual ao do patrão branco!
Maria R.
Povo sem memória é um povo sem história
José P.
Absolutamente contra qualquer privatização puramente comercial, descaracterizadora da área prisional. Mas, preservada esta, e recuperada sob o aspecto de conservação do edifício, admito a possibilidade de algum tipo de aproveitamento, por ocupação e utilização de áreas menos significativas e que não prejudiquem a área a preservar. Não o conheço, mas admito ser deste tipo o projecto de Siza Vieira, pelo respeito que lhe tenho. Será?
teofilo f.
São os vestigios da presença humana que permitem fazer a Historia, há que preserva-los, sob pena de no futuro tudo ser esquecido e/ou ignorado.
Anxo L.
Construir o futuro sem esquecer o passado
Rui M.
A memória de um povo deve e tem de ser preservada. Em nome de interesses especulativos não se pode obliterar a memória dos que deram a sua vida contra o fascismo, sob diversas bandeiras.
Maria C.
É um atentado à democracia se for preciso vamos todos a Peniche travar este crime contra o povo e se for preciso enforcar o presidente da Câmara em defesa da memória de quem lá esteve encarcerado.
anterior
1
...
29
30
31
32
33
34
35
...
38
seguinte
Assinaram a petição
6 251
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas