Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Acompanhante durante o trabalho de parto nos hospitais, para Direção Geral de Saude

NomeComentário
Alexandre C.Vou ser pai, a minha mulher é estrangeira e nao posso estar lá para traduzir o que for preciso!!!
Alexandre F.Momento único para o casal
Thamyres B.Eu apoio a petição.
Shona B.Estou grávida pela primeira vez e já li muitas informações sobre a importância dos direitos humanos da mulher durante a gravidez e o parto. É muito importante para mim ter o meu marido comigo o dia do parto, e há provas científicas que isto da o melhor resultado para a mulher - portanto também é o melhor para o bebé.
Marcia A.Se vão abrir creches onde o contacto físico com os bebés/crianças é inevitável, o mínimo é permitirem ao pai estar presente num dos momentos mais importantes da paternidade, assistir ao nascimento do filho!
Pedro L.Portugal não está actualizado nas mais recentes técnicas e estudos relativamente ao tratamento das grávidas e do parto. Está petição é um passo em frente. Existem hospitais denominados "Amigos do Bebé" que aplicam as mais recentes técnicas mas deveria ser transversal a todas as maternidades
Henrique P.Acho que deve ser uma opção do casal e não do estado
Ana C.Sim a mãe deve ter acompanhante na sala de partos, para além de ser um momento único, o pai tem direito e a mãe sente-se muito mais apoiada!
Amanda F.Sou gestante Imigrante e não tenho familiares em Portugal.
Maria c.Acho que mesmo sendo arriscado é um momento unico para os pais
FILIPE R.gostaria que fosse possível o pai assistir ao parto
Joana R.gostaria que fosse possível o pai assistir ao parto
Tiago F.Pela presença e conforto do marido/namorado da mulher.
Celina F.Entendo a situação pandémica que se está a passar, e percebo a redução de número de pessoas a circular nos hospitais para prevenir o contágio. Mas acho que o direito de apenas a presença do pai na altura do parto à grávida seja valorizada como forma de diminuir o stress que a ausência e o sentimento de falta de apoio não tenha influência no parto tanto a nível psicológico como físico na grávida e assim facilitar até o trabalho dos profissionais de saúde. Se todas as normas de higiene forem cumpridas o risco será igual ao se ter tomado esta medida ou não se ter tomado. Por isso acho que puder-se dar o mínimo de humanidade e dignidade na hora "difícil" que estas estarão a passar, ficaria bem melhor ao "mundo" e a nós como humanos tomar essa atitude, pois revelaria a preocupação com o outro, sem se tornar demasiado "frio" e insensível aos sentimentos que irá provocar no outro. Porque é com esta ideia que fico com certas medidas tomadas, algumas acho "severas" e sem humanidade...
Ana M.Vergonhosa lei marcial médica. O que espanta é como o rebanho continua mansinho. Sempre a mesma guerra, sempre a mesma forma machista da falta de todo o respeito pela vida. Nem nunca um hospital foi um local adequado para ter um filho, depois de todas as afrontas passadas e presentes ainda esta! Absolutamente contra a separação da mãe e filho; absolutamente contra a separação do pai ou outra/o acompanhante que a grávida manifeste ter perto de si. Estou farta desta "medicina" branca, rica e estúpida.
Sara C.Além de tudo isto, seria também importante não separar a mãe com Covid do seu bebé por todos os prejuízos de vinculaçao que daí podem advir. Deveriam ser adotadas medidas para garantir a segurança do bebé sem tanto prejuízo para ele e para a mãe.
Norberto P.Considero que o pai deve poder acompanhar o parto fo nascimento dos seus próprios filhos.
Thayriane B.Eu quero que meu esposo me acompanhe durante o parto.
Rosilene C.É imoral não poder ter acompanhante nesse momento.
Carlos G.Confiar na natureza e permitir um parto normal e digno

Assinaram a petição
17 446 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição