Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Racismo: Queremos um ensino da História de Portugal menos romantizado e mais inclusivo, para Exmo. Sr. Primeiro Ministro; Exmo. Sr. Ministro da Educação; Assembleia da República;

NomeComentário
Maria C.Chega de meias verdades!!!!
Silvio G.Finalmente!!
Joana O.Esta é uma medida extremamente necessária para desconstruir paradigmas e estereótipos. Para resolver um problema temos que conhecer a sua origem, conhecer a nossa história na íntegra é fundamental para combater o racismo estrutural que existe no nosso país.
Ana M.URG
Joao M.Se somos um povo irmão,contem a nossa história tambem!!
Daniel J.Causa não só meritória, mas sobretudo, fundamental.
Paulo N.A alteração não passa apenas pela correção de manuais escolares mas por nós certificarmos que todos, mas mesmo todos, crescem com igualdade de oportunidades.
Inês G.A sociedade Portuguesa tem que levantar a cortina de ignorância e romantismo da sua história. Temos que ensinar o que realmente se passou. Não podemos continuar a ensinar as crianças a desumanizar as atrocidades cometidas.
Nuno P.Partilharam-me esta petição depois de eu ter escrito este texto aqui: https://medium.com/@nunosbpereira/europeans-vs-racism-137afa3c2c4a. Estou do vosso lado, e contem comigo para ajuda. Se quiserem partilhar o post com pessoas que sabem inglês e que querem aprender mais sobre o racismo, creio que este artigo os pode ajudar!
Magda P.Por um ensino de história que incluía mais a verdade acerca das atrocidades que Portugal cometeu, e menos "lusotropicalismo".
Maria a.A Importância da transmissão dos factos históricos, juntamente com a noção, reflexão humildade e consciência, do que os factos representam num período no tempo, mas o advém e se prolongam, como uma consequência, e predominância de um problema de origem, plantado por uma falta extrema de informação, comunicação e educação.
Ana M.É urgente contar a História completa e verdadeira. Os Descobrimentos foram o catalisador do racismo sistémico a que se assiste atualmente.
Joana F.Queremos um ensino acima de tudo mais real, completo e inclusivo. Se somos uma grande nação, explicar porquê, graças a quem e que povos se uniram, trocaram conhecimentos e evoluiram para a linda diáspora portuguesa em que nos tornámos.
Tiago b.Ontem já era tarde!
ANA a.Somos todos iguais.
Vânia G.Eu sou professora de história e geografia de Portugal e ainda esta semana me deparei com esta abordagem à escravatura num livro de história do 5.º ano. Mais, o próprio professor dos alunos com quem realizei o trabalho sugeriu a seguinte resposta a "produtos vindos de África: "2.1. a) Ouro, escravos, marfim e malagueta." - Ensino de H.G.P. na escola portuguesa de MOÇAMBIQUE!!!
Jussara S.É preciso mais que mudar as narrativas equivocadoras das histórias escolares. É preciso incluir a educação contra o racismo como matéria escolar,assim como é a educação sexual. Mas por aqui já é um bom começo.
Mário É.Não é MENOS romantizado, é NADA romantizado. A História de Portugal tem de ser objetiva e sem floreados.
Jorge A.O ensino de História em Portugal afasta-se tanto da verdade histórica que mais se pode considerar propaganda ideológica do que outra coisa. Os alunos ficam doutrinados mas ignorantes e pouco preparados para o mundo globalizado de hoje.
Renaldo P.Diz não ao racismo

Assinaram a petição
2 206 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição