Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela reposição da decoração interior oitocentista do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha no Porto, para Câmara Municipal do Porto. Direcção Regional de Cultura do Norte. Direcção Geral do Património Cultural. Assembleia da República

NomeComentário
Jorge P.Acima de tudo, que haja transparência no processo.
Maria S.Os portuenses assistiram, estupefactos e desolados, à devastação do seu Museu Romântico, exemplar único no País e que rivalizava com os mais prestigiados congéneres europeus. Se alguém ousasse vandalizar desta forma o "Musée de la Vie Romantique", os parisienses invadiriam as ruas da capital francesa para exigir a reposição de um dos seus "joyaux". O Museu Romântico era, antes de mais, a "casa do Rei", um símbolo da liberdade, refúgio de um monarca que elegeu o Porto como última morada e nele deixou uma marca indelével que perdurou até hoje na toponímia da cidade e no imaginário colectivo das suas gentes. A primorosa requalificação operada em 2018 (de que existe um excelente "Guia de Coleções") foi levada criteriosamente a cabo a partir dos inventários do rei Carlos Alberto em Turim e das aguarelas feitas aquando das suas exéquias, com recurso a protótipos executados pelos mais conceituados fornecedores: papéis de parede Zoffany, tapetes artesanais Ferreira de Sá, cortinados estampados à mão pela pintora Teresa Almeida e Silva. Urge devolver à nossa cidade um dos seus mais charmosos, emblemáticos e visitados espaços museológicos!
Helena M.Estava tão bem. A integridade e a integralidade, a respiração daquele local .
Luis C.O que era uma boa "Casa-Museu" passou a um banal e algo pretencioso "Museu de província".
Maria C.Absolutamente inacreditável!
Pedro F.Destruir a alma de um local é algo inequalificável.
João C.Há mínimos de respeito, informação e consideração pela história e cultura que devem ser mantidos.
Maria R.Respeitar o passado
Ana C.Inacreditável a pequenez de espírito. Para onde foi o património único deste espaço?
Sofia g.Achei um absurdo que retirem coisas históricas de uma casa histórica só para criar um museu de arte moderna sendo que há muitas casas no Porto que estão degradadas e davam para restaurar e utilizar para o mesmo fim sem estragar uma casa oitocentista
Graça C.Um Escândalo atentado ao património histórico, onde de gasta indevidamente dinheiro público.
Jose M.Há que "cancelar" a "cancel culture"... é muito triste o que se assiste por este mundo fora em relção à nossa memoria colectiva... Lamentavel.
Carlos C.O Porto é a capital do romantismo português. Particularmente no século XIX, século do romantismo por excelência, o Porto marcou de forma decisiva o lastro cultural do país.
Isabel F.Não concordo com a descaracterização do museu romântico da Quinta da Macieirinha que tinha sido alvo de requalificação em2018
Maria V.Completamente inaceitável esta situação !
Ana A.Inadmissível a destruição do património cultural!
Luís C.Nesta cada viveu e faleceu o Rei Carlos Alberto da Sardenha, pai de Vítor Emanuel, primeiro rei de Irália… édestavfirma que preservamos a nossa história e promovemos o turismo?!!
Maria G.O que se fez foi, no mínimo, criminoso!
Maria P.Inacreditável, o que fizeram a um museu de época que tão bem ilustrava as vivências do Porto Romântico. Visitei-o diversas vezes com os meus alunos. Será que o património cultural do Porto já não merece discussão pública???
Francisco M.O conteúdo do Museu Romântico que foi retirado representa a identidade do século XIX, o período do romantismo. Atirar com o seu conteúdo para uma arrecadação é um atentado à História do Porto. A Câmara Municipal do Porto é se dúvida a responsável por este atentado. Assino a petição para que se exponha o espólio retirado.

Assinaram a petição
4 128 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição