Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição sobre a gestão do fogo
, para Assembleia da República
Nome
Comentário
Nuno C.
Existe tecnologia suficiente e de sobra para detetar focos de incêndio de uma forma precoce. As autoridades teimam em não adotar métodos simples e relativamente baratos em detrimento de métodos dispendiosos e pouco eficazes.
Nuno O.
Ajudem a acabar com esta DESGRAÇA NACIONAL!!! É verdade que somos um País Mediterrâneo!!! Mas há muito a fazer!!!
Armindo M.
Concordo plenamente com a petição. O abandono da gestão da floresta, a ausência de faixas de proteção junto às populações e ao longo das vias, a falta de aceiros e limpeza dos mesmos, o estado intransitável de muitos caminhos, a ausência de brigadas florestais com conhecimento técnico que cuidem da floresta ao longo do ano, que dominem as técnicas de contra-fogo, que conheçam o terreno e que procedam a limpezas e desbastes, a falta de bombeiros especializados e treinados para os fogos florestais, com as caraterísticas mediterrânicas do nosso clima e o abandono do meio rural, só poderiam dar no resultado a que temos assistido. Por outro lado esta aposta excessiva em meios de combate caríssimos só pode mesmo ter por trás interesses instalados e a entrega da defesa da floresta à proteção civil com "comandantes" sem conhecimento técnico, é profundamente lamentável e deveria mesmo ser motivo de ampla discussão pública e incriminação pelas vidas perdidas..
Clara M.
Pertinente e Urgente
Cristina r.
concordo plenamente, ja chega de incendios.
Amadeu R.
Uma excelente iniciativa.
João F.
Concordo com esta petição.
Tiago S.
É sem dúvida uma proposta simplesmente fantástica, necessária e bastante coerente. Assim a valorizem e a tenham em bastante consideração. O Pais saia a ganhar.
Tiago C.
Não esquecer que os meios de combate aos incêndios florestais devem ser públicos (lembram-se dos aviões Canadair, de serviço público, actualmente a aprodecerem na Base Aérea do Montijo?) e não privados (porque isso é uma mina de dinheiro para quem os têm - e para não ficarem inutilizados e sejam um prejuízo monetário a quem os comprou, vá de deitar incêndios na floresta!).
José P.
Concordo em absoluto com o teor da petição, considero-a pertinente e com um objectivo urgente a ser implementado.
Luis M.
Para que se mude o atual estado do País
Jaime P.
As cabras fazem muita falta nas serras. Mitigam os fogos de verão de forma eficaz. Serão porventura as maiores inimigas de quem ganha a vender material para combate aos incêndios florestais e de matos.
manuel r.
Uma das consequências dos incêndios de 2005 foi a criação de duas estruturas profissionais vocacionadas para o combate aos incêndios (Força Especial de Bombeiros e GIPS). Em 1999 já tinha sido criada uma estrutura vocacionada para a prevenção de incêndios (vertente da gestão de combustíveis) - Sapadores Florestais. Estas são hoje as 3 estruturas profissionais financiadas total ou parcialmente (sapadores florestais) pelo Estado. Existe ainda uma quarta estrutura financiada por empresas ligadas à fileira do eucalipto - AFOCELCA. Atendendo à raiz do problema dos incêndios verifica-se que existe um significativo desvio entre as necessidades (gestão de combustíveis) e a resposta (reforço dos meios de combate). Será agora o momento para se refletir sobre a missão das estruturas profissionais e pensar uma forma que permita reunir numa estrutura o melhor que cada uma têm.
João S.
É evidentíssimo, se nada se fizer DE DIFERENTE, nada mudará...
Magda G.
sem esquecer que as pop. devem participar nesse debate e nesse debate devem estar técnicos locais que conheçam muito bem as áreas em questão (quer esses técnicos estejam desempregados ou não são uma mais valia); e sem esquecer os agricultores e proprietários locais; e já agora não se esqueçam que qt. mais depressa se fizer um plano melhor será protegida a nossa floresta e mais protegida será a sua fauna e flora e as pop. que aí vivem
António G.
Já ontem era tarde.
Maria C.
É inadmissível que num país governado a mando de uma troika, se gastem autênticos balúrdios para combater fogos, que devem ser para encher bolsos de muito boa gente, enquanto que, em termos de prevenção estamos nas ruas da amargura, sendo que o Estado e as Autarquias, dão um péssimo exemplo aos proprietários privados, de como e em que consistem, esse mesmo tipo de acções concretas - não é só autuar - é dar exemplos concretos! É disso que o país precisa - exemplos, referências e recursos criteriosamente bem distribuídos e vigiados! Não sei se esta petição encaixa no país que somos - mas ainda assim, e porque sou teimosa, vou assinar!...:)
Vítor M.
Concordo plenamente, não entendo como pode este tema estar nas mãos de quem não conhece sequer metade das espécies florestais mais vulgares que temos. Sou a favor da criação de novo orgão que junte sabedoria adquirida com capacidade física e psicológica mais capaz de gerir situações de incêndio florestal. No sistema actual falam de incêndios florestais e experiências de 20 anos de Bombeiro pessoas que não tem sequer capacidade para correr 100 metros de sprint quanto mais combater incêndios com a orografia que temos visto, já com grande preparação fisica e máximo conhecimento nesta vertente não é fácil quanto mais nas condições actuais. Nos últimos anos assistimos a um afastamento e retirada de competências acelerado dos elementos Florestais quase que por completo, não percebo como se perdeu o programa de sapadores florestais (da antiga AFN) tanto dinheiro investido em veículos de combate, formação, equipamentos, planos e mais planos, onde estão as 500 equipas ? porque razão até de calça de ganga começaram alguns a aparecer nos incêndios ? o ICNF não criava uma supervisão ao estilo da AFOCELCA (Agrupamento complementar de empresas de Celulose) que permitisse profissionaliza-los?
Adérito D.
Compete a quem dirige, a maximização da gestão dos recursos para o melhor bem-estar de quem para eles contribui!
Guida P.
Assinei esta petição por considerar que é um dever de cidadania.
anterior
1
2
3
4
seguinte
Assinaram a petição
863
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas