Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição Situação Actual dos Psicólogos Estagiários em Portugal
, para Exmo. Senhor Presidente da República; Assembleia da República
Nome
Comentário
sandra f.
Pertenço a uma turma anterior ao Acordo de Bolonha e após cinco anos de curso e um ano de estágio profissional, com a posterior apresentação de uma monografia, possuo o diploma de licenciatura mas estou impossibilitada de exercer a profissão por falta do estágio imposto pela ordem dos Psicólogos... Considero isto imoral.
Carolina N.
É precisamente nesta situação que me encontro.
Ana C.
Acabei o curso em 2012 e desde aí que tem sido impossível arranjar uma entidade que me receba como psicólogo estagiário de livre vontade para poder efectuar o meu estágio e de forma remunerada. Assim a oportunidade de completar um requisito essencial à admissão na Ordem dos Psicólogos nunca esteve tão longe, bem como um início na actividade profissional.
Margarida M.
Aplausos para esta petição! Além de concordar a 100% com as suas razões, posso ainda acrescentar que nem com os incentivos do IEFP as entidades recebem o estagiário, fazendo com que este não consiga trabalhar até fazer o estágio, que normalmente leva anos! Quando o estagiário consegue uma entidade que o receba, é muitas vezes explorado e exerce todas as funções menos a de psicólogo e a OPP não fiscaliza as entidades. Ou seja, o estágio foi obrigatório, mas a aprendizagem foi zero. Além disto, no final das 1600 horas obrigatórias, o estagiário deveria poder terminar o seu estágio, mas em vez disso, tem que ficar 12 meses, mesmo que essas horas sejam largamente ultrapassadas.
Joana F.
Estive 5 anos na faculdade para obter o grau de mestre em Psicologia Clínica. Fiz uma dissertação de mestrado e um estágio curricular com excelente aproveitamento, como outros estudantes noutras áreas. Quando me sinto preparada para embarcar no mundo do trabalho procuro o OBRIGATÓRIO estágio profissional e... fico 1 ano e meio à procura desse estágio profissional. Pago 180€ para ficar 1 ANO E MEIO a enviar currículos e cartas de motivação que em 90% nem merecem resposta. Não sou contra a realização do estágio profissional (apesar de achar que deveria substituir o curricular) mas sinto-me indignada com o abandono e a falta de informação a que a Ordem vota os recém-formados na área.
Ricardo b.
assinado
Diana C.
Exmo.(a) Senhor(a) Sou mais uma de tantas outras pessoas que ultimamente batalha diariamente para conseguir um estágio. Não fazem ideia da quantidade de currículos que enviei, das chamadas que efectuei, ou das portas a que bati. Nunca fui pessoa de baixar os braços e também não o faço perante esta situação, mas a realidade que eu muitos outros colegas temos encontrado é no mínimo frustrante. Não interpretem mal o meu comentário. Não estou contra o estágio, até porque sei que há faculdades que não obrigam os alunos a ter uma vertente prática durante, o que é irrisório, visto ser na prática que mais aprendemos. Sou contra quem já fez um estágio que os muniu de ferramentas muito boas durante os 5 anos de curso, e se tem que sujeitar a um estágio onde faz de tudo menos aprender psicologia para só com este ser considerado psicólogo. Sim, esta é a realidade do nosso país, há muitos colegas que se sujeitam a estágios de toda a índole, para no final puderem seguir os seus caminhos. Podemos criticá-los? Acreditando em Portugal e nos seus governantes, acredito que esta petição os fará entender a nossa perspectiva e nos ajudar com esta luta que há tanto tempo vimos a travar.
Mariana C.
é preciso criar condições
Daniela T.
Esta situação é vergonhosa. Andamos 5 anos a estudar e morrermos na praia por não conseguimos realizar um estágio da ordem. Passam-se anos e não conseguimos realizar o estágio. Este país não é para velhos, muito menos para jovens!
Cristina S.
Assino e concordo plenamente. Esquecem-se de mencionar , também, o absurdo que é o valor da quota anual para pertencer à Opp, bem como o valor da inscrição da mesma.
Sónia F.
Acho indecente o que nos estão a fazer quando fazemos tanta falta quer nos hospitais, centros de saúde, quer nas escolas!!! A maior doença deste país é de saúde mental por falta de apoios!!
Maria S.
É uma vergonha e abuso de poder, depois de anos de esforço, as portas se fecham, deem oportunidade aos nossos jovens
carla g.
as empresas procuram mao de obra barata, cheguei a fazer um estagio onde nem 450 euros recebia, sem seguros de acidentes de trabalho que me deu cabo da coluna e me fez, em grande parte, desistir da profissao da psicologia. da ordem? nenhum apoio recebi.
Maria S.
Concordo em absoluto com o texto.
Ana M.
Não faz sentido que os futuros psicólogos tenham que acabar por se submeter a um estágio gratuito em que são explorados e, muitas vezes, desvalorizados, em prol de um futuro que não têm como certo.
Ana D.
Obrigada!
Juliana V.
Concordo com cada palavra e subscrevo!
Cristiana B.
Concordamos que seja obrigatório estágio profissional para quem não fez estágio curricular e/ou não foi avaliado em prática clínica na sua formação académica, pois estamos a lidar com vidas humanas e devemos entrar no mercado de trabalho com alguma prática. Não faz sentido que o o mesmo se aplique a quem já o fez e já foi avaliado por profissionais da sua instituição de ensino e da instituição que os acolhe para estágio (também eles profissionais DOUTORADOS e membros efetivos da OPP, com comprovada e elevada experiência clínica).
Patricia P.
Eu própria, estou à espera de um estágio profissional na área desde que acabei o curso em 2012. Não sei bem que (des)ordem é esta!
Dalila T.
é uma vergonha os meus pais terem investido imenso em mim num curso que se diz que forma Psicólogos com qualidade e que terão um trabalho, quando na realidade, finalizamos e nenhum apoio nos é dado relativamente à integração no mundo laboral que em Portugal é uma desgraça e a ordem ainda vem pedir um pagamento de 180euros!? Eu sou psicóloga pelo curso que tirei, pelo esforço que os meus pais e eu tiveram e não porque uma Ordem diz que para ser é necessário um estágio profissional, onde maioria das vezes nem renumerado é, nem perspectivas de trabalho futuro dão. Eu sou psicóloga e arranjei trabalho por mim própria e não é uma ordem que nunca quis saber de nós que me vai dizer se sou ou não psicóloga( a não ser que seja pelas quotas mensais que ainda querem levar, como se não bastasse o investimento de 5 anos). Espero que esta realidade mude, tanto para os que já saíram das universidades como os que aí vêm. Agradeço que a Ordem acorde de vez e se aperceba da realidade do mundo laboral dos psicólogos que sinceramente aqui em Portugal tem muito a desejar. Acordem meus senhores!
anterior
1
2
3
4
5
6
seguinte
Assinaram a petição
2 650
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas