Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pelo fim da Violência Obstétrica nos blocos de parto dos hospitais portugueses, para Todas as mulheres ou famílias que se tenham sentido alvo de abuso ou desrespeito durante um parto; Profissionais da Obstetrícia que não se revejam nas práticas abusivas perpetradas pelos seus colegas.

NomeComentário
Helena S.É necessário mudar mentalidades, fui seguida na maternidade Alfredo da Costa onde as mais novas apreendem as atitudes com as mais velhas ,onde ainda se faz toques às 39 semanas para acelarar o parto, onde somos tratadas como mais uma em que nascemos ensinadas e tudo devemos saber. Em que uma gravidez de risco a última eco é feita as 39 semanas . No dia em que começo com contracções sou informada que não é um bom dia para parir, que tinha de Parir em outro lado. Por sorte ainda não tinha entrado em TP e quando senti contracções de 3 em 3 min foi para o Hospital São Francisco Xavier onde fui bem tratada e foi tudo tranquilo. Houve manobras mas feitas em último caso e já na fase de expulsão mas tudo sem stress, gritos e intervenções médicas. Foi feito um pequeno corte no último momento porque rasgava , fui suturada sem dor. O cordão só foi cortado depois de um minuto e ela foi posta em Cima de mim imediatamente promovendo a sucção para mamar. Á equipa só tenho de agradecer por não ter tido um parto traumático. Obrigada Parteira Manuela
Angela F.Que venham ver o hospital das Caldas da Rainha.. existem alguns (poucos) bons profissionais mas existem lá umas bestas que maltratam as pessoas e as deixam desconfortáveis e a sentirem-se uma bosta! Graças ao que me aconteceu no dia do parto do meu filho apanhei uma depressão pós-parto e hoje não quero pensar em ter mais filhos para não "apanhar" estas bestas outra vez! Já lá vão quase dois anos depois do nascimento do meu filho e ainda não me consegui recuperar do que me fizeram e disseram..
Elisabete t.Eu passei horrores
Sofia N.Respeito, fim da violência física e verbal nos partos em hospitais portugueses
Sónia B..
Inês c.Que se faça algo ... Em prol da natalidade em Portugal... Não há tortura fisica e psicologica nos partos. Dignidade e humanidade precisa-se...
Ana M.Também sofri, vamos mudar!!!
Marta S.Vamos mudar para melhor
Vanessa C.Pelo fim da violência obstétrica somos humanas devemos ser tratadas como tal!
Joana S.Infelizmente conheco ate casos de mulheres que voluntariamente tiveram os filhos em casa por medo do que lhes poderia ser feito no hospital aquando o momento do parto.
Diana S.Contra violência no parto
Joana C.Um plano de parto é essencial. Muitas instruções da OMS não são conhecidas ou respeitadas. Só ao terceiro filho tive realmente um parto. Os outros dois foram vaginais, mas não naturais e com pormenores traumáticos.
Sandra S.Já ouvi falar de tantos casos.Em 1975, quando nasci,minha Mãe e eu sofremos bastante.Fui tirada a frceps,colocados de forma errada. Tenho um corte na vista direita, um buraco na nuca,uma cicatriz na testa.Passado 15 dias, nasceram-me matulões de sangue estragado num lado da cabeça.grande culpa duma enfermeira ou auxiliar por mentir ao dr acerca do estado da minha Mãe.Graças a Deus, tenho saúde.Tirei o meu curso.agora com 41 anos estou grávida pela primeira vez.Que Deus me Dê mais sorte do que à minha Mãe na hora do parto.Um beijinho para todas as mulheres
Liane M.No meu primeiro parto, eu e a minha filha fomos totalmente desrespeitadas e sofri de violência obstétrica. De tudo fiz e muito lutei para ter um segundo parto humanizado e respeitado. Consegui! O meu objectivo é que as minhas filhas não precisem de lutar, que seja apenas a realidade!
Elisabete V.Respeito
catarina a.quem nunca teve um filho nao sabe o são amarras num parto por cesariana acordada com epidural em que nao podemos abraçar nosso rebento saudável por estarmos com os braços presos a "maca"onde nos fizeram a cirurgia com o pai presente.minha filha esteve 6h sem liquido ameniótico devido a força que uma das medicas exerceu quando me fez o toque apesar da advertência que lhe fiz ,que me estava a magoar.tinha tudo para ser parto normal(natural)e a custa desse toque forçado acabou por parar a dilatação levando assim a cesariana.
Ivana S.Tão triste que em pleno século XXI tenhamos profissionais de saúde a portar-se de uma forma tão agressiva, fria e irresponsável. Urge uma mudança de fundo!
Patrícia F.Sim porque quase todas as mulheres passam pelo mesmo. Basta..
sofia m.é vergonhoso o que se passa diáriamente nos hospitais e clinicas privadas em portugal. a violência obstétrica é criminosa e devia ser fortemente sancionada.
silvia c.Que haja mais respeito pela mulher. Não nos prendam á cama que custa muito mais todo o processo.

Assinaram a petição
9 803 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição