Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PELA DEFESA DA CALÇADA PORTUGUESA, para Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo Senhor Presidente da Cãmara Municipal de Lisboa, Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia de Lisboa

NomeComentário
PEDRO S.PELA DEFESA DA CALÇADA PORTUGUESA EM LOCAIS E ACESSOS HISTÓRICOS, BEM CONSERVADA E SEM AUTOMÓVEIS E OUTROS VEÍCULOS A OBSTRUIR
Joaquim M.Temos a obrigação de preservar tudo o que é nosso, e a calçada Portuguesa existe há muitos anos
Paulo L.Indignação
Luis L.Será um dia Patrimonio da Humanidade
PAULO A.Não nos tirem a nossa cultura e tradições
Maria R.É uma pena perdermos as nossas calçadas. Ainda me lembro da rua Augusta.
Estanislau P.Lisboa é uma das mais belas cidades do mundo e a calçada Portuguesa é parte integrante da sua história. "A calçada começou em Portugal de forma direrente da que hoje é, mais desordenada. São as cartas régias de 20 de Agosto de 1498 e de 8 de Maio de 1500, assinadas pelo rei D. Manuel I de Portugal, que marcam o início do calcetamento das ruas de Lisboa. A calçada portuguesa rapidamente se espalhou por todo o país e pelas colónias, subjacente a um ideal de moda e de bom gosto, tendo-se apurado o sentido artístico, que foi aliado a um conceito de funcionalidade, originando autênticas obras-primas nas zonas pedonais. Daqui, bastou somente mais um passo, para que esta arte ultrapassasse fronteiras, sendo solicitados mestres calceteiros portugueses para executar e ensinar estes trabalhos no estrangeiro. Em 1986, foi criada uma escola para calceteiros (a Escola de Calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa). Da autoria de Sérgio Stichini, em Dezembro de 2006, foi inaugurado também um monumento ao calceteiro, na Rua da Vitória (baixa Pombalina)." Agostinho Silva disse "Como nada entenderam do passado nada podem sonhar para o futuro".
Sofia B.A minha Família depende do trabalho e de toda a envolvência da Calçada à Portuguesa. Não fosse o Alqueidão da Serra considerado a Capital da calçada à Portuguesa!
Maria N.É urgente preservar a identidade de uma cidade, de um País, de um povo, nas pequenas e nas grandes coisas
Maria G.É assassinar mais um pouco da identidade portuguesa.
Rui I.Uma tradição a manter!
Maria P.Vergonhoso
A. G.É QUASE UM VALOR HISTÓRICO DEVE SER PRESERVADO POR FAVOR.
Maria G.O lugar de Presidente da Camara, só deveria ser legal quando mostrasse, que tinha o mínimo de conhecimento da história do seu País.Sou contra a retirada da calçada e acho que é uma vergonha Nacional.
Maria R.Nasci em Lisboa e considero um crime que meia dúzia de indivíduos possam ter autoridade para destruir algo que faz parte das nossas raízes.
Nazare o.E a nossa cultura e subsistência de milhares de pessoas, e é nisso as pedras são nossas os calceteiros são nossos. Há alternativas afirmo e sei do que falo
Manuel A.A preservação da Calçada Portuguesa é uma obrigação de todos nós e quaisquer argumentos financeiros não têm qualquer sentido. É preciso dinheiro? Acabem com as subvenções vitalícias e ainda sobra muito dinheiro!!!
Teresa C.A calçada portuguesa tem mais é de ser valorizada e até proposta para Património da Humanidade.
Jorge B.Agradeco que nao se levante a calçada Portuguesa...
Pedro S.Abolição contra a destruição da calçada Portuguesa!

Assinaram a petição
7 255 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição