Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição para devolver o cargo de Coordenadora Executiva da Reserva de Escultura à Prof.ª Dr.ª Marta Frade da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, para Exmo. Reitor da Universidade de Lisboa; Senhor Presidente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

NomeComentário
Maria F.A Dra. Marta têm feito um excelente trabalho na reserva dessa faculdade, têm tido vários convites para ir à outros países para mostrar o seu trabalho
Eva H.É uma vergonha como uma das supostas melhores faculdades de belas artes do país não consegue manter sequer professores competentes, que ajudam e tratam de tanto projetos tais como alunos. Áreas de belas artes são áreas complicadas para se seguir como futuro, não são qualquer brincadeira como a faculdade faz parecer.
João .É inacreditável como alguém como a professora marta, que deu tanto a reserva como coordenadora, torná-la admirável para ser estudada e visitada pelos alunos, ser principalmente conservada e restaurada para que, tantas obras que nela habitam não se degradem e desapareçam, seja destituída de um cargo tão importante, para que o nosso património seja salvaguardado. Acho que é fundamental reverter esta situação, pois acho que é a pessoa certa para o cargo que tão bem desempenhou ao longo destes anos como coordenadora.
Mariana S.Durante anos, a Professora Marta Frade partilhou o seu conhecimento e paixão com milhares de alunos, abrindo-lhes as portas para uma coleção que, sem ela, não teria o destaque e o respeito que hoje merece. A sua experiência e o extenso currículo não só comprovam a competência para o cargo, mas também garantem o impacto pedagógico que este acervo representa para todos os estudantes, atuais e futuros da Faculdade Belas-Artes. Retirá-la desta função seria privar o acervo e os alunos de um elo fundamental no seu desenvolvimento artístico e académico. Que a sua paixão e empenho continuem a guiar esta coleção e a inspirar gerações. É por pessoas assim que o ensino se torna memorável e transforma vidas. Esta é uma oportunidade de valorizar uma herança que não se repete e de garantir que o conhecimento, o cuidado e o amor por estas peças permaneçam vivos. Que a Professora Marta Frade continue a guiar este acervo, permitindo que ele cumpra o seu verdadeiro propósito: conservar, formar, inspirar, valorizar e transformar gerações. Esta é a nossa oportunidade de honrar a dedicação de uma excelente professora e garantir que o legado cultural e educativo que ela construiu não se perca.
Miguel M.A Professora Doutora Marta Frade foi uma referência na minha passagem pela Faculdade de Belas-Artes. Em 2017 terminei a Licenciatura em Escultura onde frequentei o Laboratório de Conservação e Restauro de Gessos durante os 3 anos, e em 2020 terminei o Mestrado de Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea, em que a Professora Marta orientou o meu projeto de forma exímia. Os 5 anos que estudei na Faculdade foram marcados pela professora Marta, que foi uma mentora e conselheira ao longo do meu percurso académico. Considero que foi graças ao profissionalismo e paixão que a docente demonstra pela Faculdade, em específico pela reserva e todo o seu espólio de gessos, que a mesma passou de um armazém "quase abandonado" para um local de cariz museulógico, que permite a quem lá passa testemunhar em tempo real, uma das áreas mais importantes para a FBAUL. Ao assinar esta petição, pretendo demonstrar o meu desagrado em relação a esta destituição. Atualmente , a reserva espelha o esforço e dedicação da professora Marta ao longo dos anos.
Lúcia .A professora Marta Frade é um excelente exemplo para todos nós.
Carlos M.Um talento desperdiçado por questões mesquinhas
Célia L.Foi a professora Marta Frade que me fez gostar tanto de conservação e restauro de gessos. É ela que tem mantido o espirito da reserva de gessos da fbaul vivo ao longo deste anos todos. Realmente me entristece saber que é assim que a pagam pelo enorme esforço que ela empenhou em preservar uma coleção tão importante.
licinia B.Profissionalismo, responsabilidade, amor á arte e trabalho
Inés S.Por favor tragam de volta a professora
Raquel C.Estou de acordo com esta petição e acho extremamente necessária. A professora Marta é realmente profissional e gosta do que faz. Justiça deve ser feita para esta grande e doce professora!!
Carolina S.Acho muito importante esta questão, espero o melhor.
Inês D.Durante os últimos 4 anos acompanhei a minha irmã no seu percurso universitário. Ela foi aluna da professora Marta Frade nos laboratórios de conservação e restauro de gesso. A professora teve e continua a ter um impacto extraordinário no percurso académico da minha irmã. Tive oportunidade de a conhecer e de visitar a reserva num dia aberto da universidade e posso dizer que aprendi imenso e que a professora é apaixonada pelo que faz e transmite esse sentimento aos alunos e a quem a rodeia. Assim, considero que destituir a professora do seu cargo é uma decisão terrível que além de afetar o percurso académico dos alunos que com ela contactam prejudica a universidade como instituição.
Carla P.Como aluna, e o tempo que passei tendo ela como professora , ela foi a mais acessivel e 5 estrela que eu conheci, ela esta pelos alunos, visitantes e todos que desejam visitar a reserva, ela é uma peça chave para a reserva pois ela fazia tudo pelo o mesmo. Entao realmente fiquei pasmada com a noticia, so desejo que ela volte por favor. Que volte pois fara falta para todos.
Lúcia N.Aqui manifesto a minha preocupação com a recente destituição da Professora Marta Frade do cargo de responsável pela reserva de escultura em gesso da FBAUL, substituída por dois professores que não são conservadores restauradores. A legislação em vigor em Portugal, a Lei de Bases do Património Cultural (Lei n.º 107/2001), estabelece que o património cultural deve ser preservado e valorizado por profissionais competentes, qualificados e com formação específica para o efeito. Esta decisão restringe o acesso dos alunos a uma formação prática fundamental, parte integrante do currículo e essencial para o desenvolvimento de competências técnicas em Conservação e Restauro. A Lei de Bases do Sistema Educativo e o Estatuto do Ensino Superior exigem que as instituições de ensino ofereçam uma formação de qualidade; no entanto, com esta mudança, os alunos perdem a oportunidade de desenvolver a prática necessária à sua formação profissional. Apelo, portanto, às entidades competentes para: Fornecer uma explicação clara e transparente sobre o processo de destituição da Professora Marta Frade e responder aos alunos sobre como a faculdade pretende colmatar a falta de profissionais qualificados.
Maria .Só com excelência no ensino seremos uma sociedade completa
Marco M.!!!
Marta Z.A Professora Doutora Marta Frade faz e sempre fez um excelente trabalho a cuidar da reserva de escultura da FBAUL e a fazer com que os alunos contactem com as obras da mesma num ambiente académico. É uma excelente profissional que motiva e apoia os alunos. Fui aluna dela em 4 níveis do laboratório de conservação e restauro de esculturas em gesso, e foi graças a ela e aos métodos pedagógicos dela que descobri a minha paixão pela conservação e restauro e cresci como escultora. A professora tem sido o maior apoio no meu percurso académico, estando sempre disponível para me ensinar, aconselhar e motivar. Resumindo, considero que a professora Marta é essencial para a boa manutenção e preservação da reserva e para o bom funcionamento da faculdade. A sua manutenção no cargo de coordenadora executiva da reserva será uma mais valia tanto para o espólio, para os alunos, para a faculdade e até para o público em geral!
Bryan R.A professora Marta tomou conta e cuidou das peças que estão na reserva, simplesmente deixar as peças destruir se não beneficia ninguém, a professora Marta devia voltar a tomar conta daquilo
Maria F.toda esta situação é terrivelmente injusta.

Assinaram a petição
592 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição