Petição para devolver o cargo de Coordenadora Executiva da Reserva de Escultura à Prof.ª Dr.ª Marta Frade da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Para: Exmo. Reitor da Universidade de Lisboa; Senhor Presidente da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
A presente petição é realizada em defesa da Prof.ª Dr.ª Marta Frade, vindo contestar a sua destituição do cargo de Coordenadora Executiva da Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
A Prof.ª Dr.ª Marta Frade foi, até ao momento, a única conservadora-restauradora a intervir naquela coleção, que tem estudado, protegido, salvaguardado, conservado e restaurado nos últimos 13 anos. A Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa é uma das maiores reservas de escultura em gesso do mundo, constituída por cerca de 2000 obras escultóricas. Pelo bem da coleção e do dever que cumprimos enquanto alunos e cidadãos, manifestamo-nos veementemente contra esta decisão, que contestamos com base no estabelecido na Lei Nº107/2001, de 8 de setembro, Art. 11º.
Nós, abaixo-assinados, manifestamos através desta petição a nossa angústia, insatisfação e revolta com a recente decisão de destituir do cargo de Coordenadora Executiva da Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a Prof.ª Dr.ª Marta Frade, a única conservadora-restauradora da reserva, pertencente ao Departamento de Ciências da Arte e do Património, e sua substituição por dois professores em que nenhum é conservador-restaurador. É de se referir ainda que a Prof.ª Dr.ª Marta Frade é, neste exato momento, a única especialista em escultura em gesso a nível nacional, sendo esta uma mais-valia para a preservação desta coleção. Esta decisão, para além de prejudicar diretamente o nosso trabalho académico, afeta gravemente a qualidade do ensino e formação que recebemos, tendo em conta que as unidades curriculares ali lecionadas prendem-se com a Conservação e Restauro de Gessos, e o acesso às obras nos está vedado.
Fazemos notar, ainda, que todas as restantes reservas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa contam, na sua direção, com docentes formados em Conservação e Restauro, pelo que não se compreende a destituição da Prof.ª Dr.ª Marta Frade.
A Prof.ª Dr.ª Marta Frade desempenhou um papel fundamental para a preservação desta coleção. Sendo esta, como já referido, uma das maiores coleções de escultura em gesso a nível mundial, todo o trabalho desta docente, realizado sempre com esforço e dedicação ao longo destes 13 anos, é de louvar. A sua vasta experiência e conhecimento dedicado a esta área não só elevam o padrão do ensino prático, mas também garantiram que o trabalho de conservação e restauro fosse realizado com a máxima competência e cuidado, envolvendo sempre os alunos e cativando-os, mantendo o prestígio e o respeito desta coleção que começou a ser formada em 1836.
Para além de ser uma professora extraordinariamente competente ao nível do ensino, demonstra sempre grande humildade e preocupação com os alunos, disposta a transmitir os seus conhecimentos de forma apaixonada, cativante e motivadora. Detentora de uma incrível capacidade comunicativa, a Prof.ª Dr.ª Marta Frade age sempre com empatia e compreensão com todos os alunos, transmitindo segurança sempre que necessário e promovendo a autoconfiança dos estudantes. Assim, consideramo-la uma professora excecional, que prestigia e valoriza o ensino nesta casa.
A Prof. Dr.ª Marta Frade, que, desde 2011, cumpre a função de professora e conservadora-restauradora nesta instituição, realizou diversos trabalhos que muito contribuíram para a manutenção, organização e preservação da Reserva de Escultura da Faculdade, que resultaram na publicação de inúmeros artigos, comunicações, orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, entre outros. Em seguida apresentam-se apenas alguns exemplos:
ALVES, Alice Nogueira, FRADE, Marta, ALCOBIA, Carlos (2014) “A implementação de um plano de Conservação Preventiva para o acervo da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa”, in Atas do Seminário Internacional “O Futuro dos Museus Universitários em perspectiva”, FLUP, Porto, pp. 37-45.
FRADE, Marta (2014) “Conservação Preventiva na reserva de escultura da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Acervo de escultura em gesso”, in A Prática da Conservação Preventiva, IX Jornadas de Arte e Ciência UCP, V Jornadas ARP, Universidade Católica do Porto, pp. 53-58.
FRADE, Marta. (2015) Conservação Preventiva numa Reserva de Esculturas em Gesso, In A Prática da Conservação Preventiva, IX Jornadas de Arte e Ciência UCP, V Jornadas ARP, Universidade Católica do Porto. Disponível em URL: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/48297/2/ULFBA_EBOOK25_MartaFrade_p.53-58.pdf
NETO, Maria João, FRADE, Marta. (2016) Os modelos de gessos de estátuas antigas da Academia Real de Belas-Artes de Lisboa: Valorização e salvaguarda de uma coleção didática. II Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: Histórias e Conexões. Fundação Casa de Rui Barbosa, Brasil. 333-343. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/42393
FRADE, Marta (2016) “A reconstituição volumétrica na conservação e restauro de esculturas em gesso”, in I Colóquio de Investigações em Conservação do Património - Livro de resumos, FBAUL, pp. 85-87.
FRADE, Marta (2016) “O regresso da colecção à reserva técnica de escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa”, in Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções, Caleidoscópio, Lisboa, pp. 333-343.
ALVES, Alice, FRADE, Marta. (2017) The tenth «sense» of preventive conservation the inventory and study of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon collections, Intangibility Matters, International conference on the values of tangible heritage - IMaTTe 2017, LNEC, Lisboa.
https://www.academia.edu/35514339/The_tenth_sense_of_preventive_conservation_-the_inventory_and_study_of_the_Faculty_of_Fine_Arts_of_the_University_of_Lisbon_collections
FRADE, Marta. (2018) The conservation-restoration in technical plaster sculpture storage In Symposium The art academy collections - learning from objects, Royal Danish Academy of Fine Arts, Schools of Visual Arts in Copenhagen, June 21. https://kunstakademiet.dk/en/activities-news/current-events/art-academy-collections-learning-objects
FRADE, Marta (2018) “Uma colecção universitária: da matéria-prima ao seu conhecimento interdisciplinar – do pré-escolar ao 2º ciclo”, in Matéria-Prima – Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário, vol.6 (1), FBAUL, pp. 127-136.
FRADE, Marta (2018) Conservação e restauro de Esculturas em Gesso – Valorização, Metodologia, Ensino. Doutoramento em Belas-Artes, FBAUL.
FRADE, Marta (2021) 10 anos de Laboratório de Conservação e Restauro de Gessos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, ISBN - 978-989-8944-53-5, p. 65.
DUARTE, Eduardo, FRADE, Marta (2021) Percursos na Coleção de Gessos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Itineraries in the Plaster Collection of the Faculty of Fine Arts of the University of Lisboa, A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, 8 a 10 de novembro. Itineraries in the Plaster Collection of (...) - Eduardo Duarte (Sessão | Session 11, 10-11-2021) - YouTube®
FRADE, Marta, CARDEIRA, Mafalda (2022) Com quantos tacelos se constrói um retrato?, Congresso O RETRATO. Teoria, prática e ficção. De Francisco de Holanda a Susan Sontag, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/54999
Frade, Marta, Duarte, Eduardo (2023) REPLICA: Studies of production, conservation and restoration of plaster sculpture, Congresso: Casted Plaster. Art ou Craft Maastricht Institute of Arts Zuyd, Holanda, 22 a 24 de novembro. (no prelo)
FRADE, Marta (2022) O Laboratório de Conservação e Restauro de gesso da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa – 11 anos entre o saber e o fazer. III Ciclo Internacional de Palestras "Arte Sacra - perspectivas entre a teoria e prática", organizado pelo Projeto de Extensão e Cultura "Igrejas Históricas no Rio de Janeiro: descobrindo e revelando seus acervos", da PROExC/UNIRIO e pelo Grupo de Pesquisa LACUIDEN, do PPGENF/UNIRIO, dia 31 de julho.
FRADE, Marta (2021) 10 anos de Laboratório de Conservação e Restauro de Gessos na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa. 10 anos de Laboratório de Conservação e Restauro(...)- Marta Frade (Sessão | Session 10, 10-11-2021) - YouTube®
LOPES, Guilherme, ALVES Alice Nogueira, FRADE, Marta Frade (2021) Gestão e organização do espólio da reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa através da utilização de códigos QR, A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, ISBN - 978-989-8944-53-5, pp. 76-77.
MARTINS, Beatriz, et.al. (2021) Um pórtico manuelino nos 500 anos da morte de D. Manuel do Convento dos Loios à Reserva da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, A “Arte” do Gesso – Entre a criação e a réplica – Estudo e preservação, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, ISBN - 978-989-8944-53-5, p. 71.
FRADE, Marta. (2019) Another way of seeing: Feeling!, El museo para todas las personas: arte, accesibilidade e inclusión social – Livro de resúmenes. Madrid: Consorcio, MUSACCES, 2019, p. 83.
LOPES, Guilherme, ALVES Alice Nogueira, FRADE, Marta Frade (2019) A utilização de códigos QR no combate à dissociação em coleções museológicas –o caso da reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes, 2.º Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 27 a 30 de novembro de 2019. Disponível em URL: https://www.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2019/11/E_2019_2EPUL_resumos.pdf
TOCHA, Andreia, COSTA, Henrique, DUARTE, Eduardo, FRADE, Marta. (2019) Reconstrução Volumétrica da escultura O Órfão (1871), 2.º Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 27 a 30 de novembro de 2019. Disponível em URL: https://www.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2019/11/E_2019_2EPUL_resumos.pdf
SOUZA, Oseias de, Marta Frade. (2019) A problemática nos tratamentos das estruturas internas em ferro nas obras em gesso na reserva de escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2.º Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 27 a 30 de novembro de 2019. Disponível em URL: https://www.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2019/11/E_2019_2EPUL_resumos.pdf
FRADE, Marta. (2018) A circulação de esculturas de Simões de Almeida enquanto pensionista em Roma, In Congresso Dinâmicas do Património Artístico – Circulações, transformações e diálogos. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1-3 de outubro.
FRADE, Marta, ALVES, Nogueira Alice - O exílio das “obras-primas” da coleção de gessos da Academia no Museu Nacional de Belas Artes. Coleções em Exílio – V Colóquio «Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX». ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundação Calouste Gulbenkian, 12-14 de novembro de 2018.
FRADE, Marta. (2018) Uma outra forma de ver: Sentindo!, In Matéria-Prima – Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário, Transformar, Criar, desafiar: o VII Congresso Internacional Matéria-Prima, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, ISBN 978-989-8771-89-6, pp. 569-579.
Frade, Marta, et al (2019) A conservação e restauro da réplica em gesso do púlpito da igreja de Santa Cruz de Coimbra da Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2.º Encontro – A Universidade de Lisboa e o Património, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Sessão de pôsteres 2, 27 a 30 de novembro de 2019.
FRADE, Marta, ALVES, Alice Nogueira. (2019) O projeto CAREFUL. Trabalhos de Conservação Preventiva desenvolvidos no acervo de escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 1.º Encontro A Universidade de Lisboa e o Património. Instituto Superior Técnico, Lisboa, 19-20 de novembro.
FRADE, Marta. (2019) Another way of seeing: Feeling!, El museo para todas las personas: arte, accesibilidade e inclusión social. Madrid: Consorcio, MUSACCES.
FRADE, Marta. A reserva escultórica da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, In Congresso Internacional Genius Loci: lugares e significados, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016.
Orientadora da tese de mestrado intitulada: Contributo do código QR na Gestão de Coleções Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa como caso de estudo - Guilherme Lopes, Mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea.
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes. http://hdl.handle.net/10451/50211
Orientadora da tese de mestrado intitulada: O contributo da proteção catódica na prevenção da degradação nas estruturas internas em ferro das esculturas em gesso - Oseias de Souza, Mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes. http://hdl.handle.net/10451/51853
Orientadora da tese de mestrado intitulada: A Escultura ‘O Órfão’ de Simões de Almeida Júnior - O contributo da tecnologia 3D na Reconstituição Volumétrica - Andreia Tocha, Mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes. http://hdl.handle.net/10451/44829
Orientadora da tese de mestrado intitulada: Plano de emergência da reserva de gessos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Maria Margarida Azevedo em Mestrado em Museologia e Museografia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes. http://hdl.handle.net/10451/64747
Orientadora da tese de mestrado intitulada: O Génio da Comédia – Um estudo de caso. Reconstituição volumétrica com recurso a técnicas digitais 3D – Claúdia Redweik, Mestrado em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes.
Face ao exposto, solicitamos respeitosamente a reinstituição da Prof.ª Dr.ª Marta Frade como Coordenadora Executiva da Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Consideramos a sua presença imprescindível para a integridade do acervo da Faculdade e para a continuidade de um ensino de qualidade.
Reiteramos que a substituição por profissionais que não detêm quaisquer habilitações académicas – leia-se, licenciatura, mestrado ou doutoramento – na área de Conservação e Restauro coloca em risco o legado artístico que se construiu durante 188 anos.
Solicitamos que a Presidência da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e a Reitoria da Universidade de Lisboa revejam a decisão tomada e considerem a voz e as necessidades dos alunos, principais destinatários da Universidade de Lisboa e, diretamente implicados e prejudicados como consequência desta destituição.
Aguardamos uma resposta ao nosso apelo.
Os alunos do departamento de Ciências da Arte e do Património