Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Manifesto por uma Floresta Discriminada, para Sociedade

NomeComentário
José B.Em prol da ambiente, defendemos a floresta
Marilisa C.Porque é FUNDAMENTAL!
Manuel A.Fico contente por assinar esta petição. Gostaria de saber quem é o autor do texto do manifesto. Obrigado
Selma P.É urgente discriminar a floresta! É urgente os académicos saírem das escolas e começarem a aprender com exemplos reais, do que acontece realmente no terreno, depois de um incêndio gigantesco como o de Outubro de 2017. Visitem a Serra do Açor, para entender apenas observando, como a floresta nativa regenera e resiste naturalmente ao fogo, protegendo estruturas e formando por si própria a sua estratégia de replantação. É urgente entender também que espécies como o eucalipto são completamente invasivas - e é aí que o Homem, como ser consciente, deve agir, aprendendo com os erros e mudando práticas. Vivo num vale onde instalaram 50h de eucaliptal, destruindo socalcos centenários, e onde resta um reduto de medronheiros, sobreiros, loureiros, castanheiros, cerejeiras, e outras árvores nativas, pelo qual os sobreviventes vão lutando para que não só se preserve, mas que se expanda, sonhando que um dia a Mata da Margaraça se possa estender até aqui, tão perto. Lutamos mesmo tendo perdido tudo, mesmo sem apoios, pois a serra é o nosso maior bem e esperamos que em vez do deserto que se vai expandindo, haja consciência estatal para que se preserve este pequeno pulmão constantemente ameaçado.
Maria F.Este é o caminho...
ADEP P.Assim se faz algo pela floresta!
Maria M. Não se admite ,deoois de sabermos o que cauasa e já causou a plantação de eucaliptos.
Marcelo S.Esta petição é de louvar, pela forma correta como expõe o falso moralismo das vozes que se têm feito ouvir em defesa dos eucaliptais. A preservação e ampliação da Floresta Autóctone é essencial para que possamos restabelecer algum equilíbrio natural ao território que hoje é refém dos interesses económicos, que não olham a meios para atingir fins.
Ricardo N.Assino por baixo, para acabar com o deserto verde de eucaliptugal.
António G.Queremos um floresta não cumbustível.
Amândio M.É óbvio que este é o caminho. Há mais de 20 anos que me dedico a verificar o funcionamento das diferentes árvores, nomeadamente, em termos de equilíbrio dos ecossistemas e de resistência aos incêndios e não tenho a menor dúvida de que a recuperação das nossas espécies tradicionais autóctones (aquelas que provaram, durante milhares de anos, serem as mais bem adaptadas às nossas latitudes e ao nosso clima) são as que nos asseguram ecossistemas muito mais equilibrados e saudáveis e que nos protegem, naturalmente, do terrível flagelo dos incêndios florestais.
Mário C.O excelente era a diminuir a área dos eucaliptos.
José R.Estou completamente de acordo,com uma floresta descriminada sem vandalos.
João S.BI 986274
Jaime M.Excelente lição. Em tempos colaborei com engenheiros silvicultores pela ligação mútua à aquacultura. Fui investigador do INIP/IPIMAR em Ictiopatologia, assim explico o prazer e interesse neste magnífico texto didáctico
ester c.Naturalmente Natureza como o Jardim do Paraíso.
Mary B.Diversity , protection of natural habitats urgently needs to be addressed by us all.
Maria F.Precisamos d manter um referencial «intacto», para memória futura, e até para que em ciência seja possível fazer comparações.
João C.Concordo e revejo-me numa floresta deste género.
Udo S.Como representante do Grupo Floresta Autóctone de Aljezur

Assinaram a petição
772 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição