Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Preservação da Unidade Tripla Eléctrica 2001, para Exmo.Senhor Presidente da República, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo. Senhor Primeiro-Ministro, Exmo. Senhor Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Exmo. Senhor Ministro da Cultura, Exmo. Senhor Presidente da CP – Comboios de Portugal, E.P.E., Exmo. Senhor Presidente da Infraestruturas de Portugal, Exmo. Senhor Presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado(FMNF), Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Exmos. Agentes Culturais do Entroncamento e da Região de Lisboa e Vale do Tejo, A todos os cidadãos:

NomeComentário
samuel v.quero salvar automotora utd eletrica e locomotiva 2600
jose s.Não vamos deixar de lado, algo que ainda nos pode ser útil.
Francisco V.Lamento constatar que pretendem eliminar o mais emblemático elemento da ferrovia da minha infância, que nunca mais o poderei ver nem mesmo em museu, e nem dizer à gerações futuras como eram as acomodações, seus assentos (1ª e 2ª classe) suas janelas que abriam e inclusive seus cinzeiros abaixo das mesmas. Por isso mesmo se deveria preservar uma de estas composições e eventualmente a manter no activo.....pois será de futuro uma mais valia para eventuais percursos turísticos e nostálgicos, quanto a mim mantendo a traça original.....seja os cinzeiros como a distinção entre 1ª e 2ª classe com os respectivos dísticos externos bem como o emblema CP original..............uma "fatia de memoria" e um historial único que circulou por muitas gerações na linha de Sintra e que fizeram parte da vida de milhares de utentes ..........respeitem-nos.
João F.Esta unidade é a primeira da série de unidades eléctricas que inauguraram a electrificação em 25 KV 50 HZ dos Caminhos de Ferro Portugueses, fabricada em Portugal na antiga Sorefame. Não pudemos deixar que desapareça !
Maria h.Preservemos aquilo que outros construíram.
Maria R.O patrimônio faz parte da riqueza e história de um pais, temos de nos orgulhar e preservar as nossas raízes!
José V.A preservação da memória e da história do País passa pela preservação do seu património e, neste caso, duma época importante no desenvolvimento ferroviário.
ANTÓNIO M.Faz parte integrante da história da nossa ferrovia, E da minha vida também. Viajei centenas de quilómetros quando estas UTES, faziam o desdobramento aos Inter-Regionais de Fim de semana, entre Lisboa e Porto e vice-versa. Lentos, mas fiáveis e seguros.
Mário F.Quem não cuida do seu passado, não valoriza o seu presente e menospreza o seu futuro. A memória é importante e a memória colectiva é o retrato de um país.
João r.Apoio
Ricardo B.Esta é uma peça muito relevante para a história ferroviária portuguesa
Manuel C.Estas composições merecem ser requalificadas, não destruídas, porque são de excelente qualidade.
António A.Há por certo questões muito mais relevantes, mas num país de inaugurações de "chafarizes", esta é por certo válida.
António G.Muito bem, é um património da CP a preservar, pois muitos passageiros transportou enquanto em atividade no transporte público.
Ruben R.Uma vez que a UTE 2001 foi a primeira automotora da Linha de Sintra ela merece ser preservada. Ela pode ser reabilitada com os componentes das suas "irmãs". Já salvaram a 0186, o Comboio Presidencial, a locomotiva de via estreita 9004, pintaram a 1413 nas suas cores de origem... Portanto todo o material pode ser reabilitado, e isto é um exemplo disso mesmo!
Rui A.Fácil e de baixo custo reparar a UTE 2001 e fácil de estacionar numa linha onde fique livre de vandalismo. Só não será salva e entregue ao Museu Nacional Ferroviário. É uma peça única de uma série com um interesse incontornável na história dos nossos caminhos de ferro. A sua demolição nunca será compreendida e a história poderá julgar quem a salvou ou quem assinou a ordem de demolição.
José S.É preciso preservar este tipo de material . Apelamos a mecenas que tenham interesse em contribuir e preservar o material ferroviário no Museu Ferroviário do Entroncamento.
José F.Viajei algumas vezes nelas
Nuno L.salvem a UTE
João M.Um Museu de Qualidade deve preservar todo o pedaço de história, obviamente não podemos preservar todas as unidades, mas podemos preservar um exemplar de cada série para que a população mais jovem conheça a história e a mais "crescida" recorde...

Assinaram a petição
265 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição