Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Do Heroísmo à Firmeza: pela criação de um memorial às vítimas do fascismo na casa da PIDE no Porto , para Ex.mo Senhor Presidente da República, Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Senhor Primeiro Ministro, a todos os grupos parlamentares

NomeComentário
José S.Seria da mais elementar justiça...
João T.Já devia ter sido feito.
Maria V.Que nunca se apague a memória dos que nesta casa sofreram e morreram pela liberdade de todos nós!
Lino R.Que se mantenha a memória no Porto.
Carlos P.Não perpetuar a memória, é esvaziar o futuro. Mesmo os episódios dolorosos devem ser lembrados, para que as gerações vindouras tenham conhecimento do que passaram os seus antepassados. Ainda há pides vivos. Não os levar perante a justiça é uma afronta para com aqueles que sofreram às suas mãos!
Susana F.Como portuense que assistiu em 1974 à prisão dos PIDES e à libertação dos presos políticos em frente a este edifício, sou uma das que podem testemunhar o valor simbólico que ele reveste para a nossa memória colectiva, e sempre me indignou o apagamento da memória em torno deste lugar. Por isso subscrevo esta petição. Em nome da justiça. Para que não se apague a Memória!
Francisco C.honrar a memória daqueles que contribuiram e sofreram nas prisões do regime fascista para que possamos viver em liberdade.
Carlos A.Onde conduzirá esta bestialidade?
Bernardino P.Crimes contra a pessoa humana são crimes contra a humanidade. Não podem ser esquecidos.
Anabela F.Para que os portugueses nunca esqueçam que houve fascismo, resistência e luta pela liberdade. Que existiram sevícias, torturas, crimes, censura apenas porque pessoas defendiam o direito de ser gente.
Matos S.Para que a memória faça caminho na História e o fascismo não regresse.
Fernando S.RECORDAR PARA NÃO ESQUECER
João S.contra o branqueamento do fascismo mais prolongado da história
Afonso P.A casa e a rua sejam o trâmite para a história
Mário O.Enquanto houver sistemas de Poder, há vítimas. Os próprios agentes históricos do Poder são carrascos de fato e gravata, colarinho branco, báculo na mão. Mudemos de ser. Mudemos de Deus!
Maria A.E preciso continuar a lutar com este estado a que chegamos para não regressarmos mais a esses tempos
Luís G.Linguista, professor universitário
Maria A.Pela Memória dos que aí sofreram. Não esqueçamos nunca! E os descendentes dos torcionários andam por aí...
Helena M.Esta petição é mais que justa e a questão já deveria ter sido deferida por própria iniciativa do Governo, nomeadamente do Ministério da Defesa. Há símbolos muito importantes e este é um deles. Além do mais é uma forma de reativar o interesse do público no Museu Militar do Porto, que, como Museu, tem vindo a decair a olhos vistos. Teria sido um ato simbólico muito importante, a inauguração a 25 de Abril de 2014 - quando se perfazem 40 anos sobre a revolução de Abril e libertação dos presos antifascistas - do Museu Militar nesta dimensão de Ex-PIDE -. Já que não se puniram os Pides, pelo menos que não caiam no esquecimento os seus crimes e os de quem neles mandava, e que se faça perdurar na memória de todos, os locais onde esses crimes foram cometidos, para que a História não se repita.
ANTONIO M.Nunca mais a PIDE. Nunca mais o regime que ela sustentou. Liberdade e 25 de Abril sempre!

Assinaram a petição
428 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição