Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Do Heroísmo à Firmeza: pela criação de um memorial às vítimas do fascismo na casa da PIDE no Porto , para Ex.mo Senhor Presidente da República, Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Senhor Primeiro Ministro, a todos os grupos parlamentares

Nome Comentário
Carlos P. Não perpetuar a memória, é esvaziar o futuro. Mesmo os episódios dolorosos devem ser lembrados, para que as gerações vindouras tenham conhecimento do que passaram os seus antepassados. Ainda há pides vivos. Não os levar perante a justiça é uma afronta para com aqueles que sofreram às suas mãos!
Susana F. Como portuense que assistiu em 1974 à prisão dos PIDES e à libertação dos presos políticos em frente a este edifício, sou uma das que podem testemunhar o valor simbólico que ele reveste para a nossa memória colectiva, e sempre me indignou o apagamento da memória em torno deste lugar. Por isso subscrevo esta petição. Em nome da justiça. Para que não se apague a Memória!
Francisco C. honrar a memória daqueles que contribuiram e sofreram nas prisões do regime fascista para que possamos viver em liberdade.
Carlos A. Onde conduzirá esta bestialidade?
Marilia G. Todos os povos honram, os que se eternizaram, pela continuidade generosa da Luta pela Vida e dignidade se seus irmãos.
Fernanda S. Estou de acordo!
Bernardino P. Crimes contra a pessoa humana são crimes contra a humanidade. Não podem ser esquecidos.
TITO M. Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique
AUGUSTO L. Concordo, em absoluto, com o conteúdo da presente PETIÇÃO pelo que, consequentemente, não só a assino como a reenvio para que outros a possam, de igual modo, assinar.
Anabela F. Para que os portugueses nunca esqueçam que houve fascismo, resistência e luta pela liberdade. Que existiram sevícias, torturas, crimes, censura apenas porque pessoas defendiam o direito de ser gente.
Matos S. Para que a memória faça caminho na História e o fascismo não regresse.
José G. É de facto uma necessidade manter a memória de quem lutou e sacrificou a sua vida, com as inerentes restrições que seus familiares sofreram, para que os nossos jovens possam apreciar, desenvolver e defender a grande herança " DEMOCRACIA/LIBERDADE", que a actual geração dos cabelos grisalhos DEFENDE DE CORPO E ALMA, NO SENTIDO de contrariar esta politica macro económica, que sem olhar a meios, instrumentaliza o SER HUMANO. A PALAVRA É A ARMA MAIS FORTE, que podemos usar, para a manutenção da DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Bem hajam os HERÓIS DA LIBERDADE.
Susana V. É verdadeiramente importante conservar a memória do nosso passado e homenagear aqueles que lutaram pela liberdade de que somos, hoje, beneficiários. Fascismo nunca mais!
Fernando S. RECORDAR PARA NÃO ESQUECER
João S. contra o branqueamento do fascismo mais prolongado da história
Afonso P. A casa e a rua sejam o trâmite para a história
Mário O. Enquanto houver sistemas de Poder, há vítimas. Os próprios agentes históricos do Poder são carrascos de fato e gravata, colarinho branco, báculo na mão. Mudemos de ser. Mudemos de Deus!
manuel s. Uma urgência nacional. Não se pode perder a memória do que representou o Fascismo.
Maria A. E preciso continuar a lutar com este estado a que chegamos para não regressarmos mais a esses tempos
Luís G. Linguista, professor universitário

Assinaram a petição
428 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição