Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Abaixo-Assinado pela Revogação da Contabilização da Média Normalizada para o Acesso ao Internato Médico de Formação Específica
, para Exmos. Srs. Representantes do Ministério da Saúde; Exmos. Srs. do Conselho Diretivo da Admnistração Central do Sistema de Saúde, IP;
Nome
Comentário
Inês .
Não tenho a certeza se irei concorrer em 2025, mas é possível. A minha média de universidade foi contabilizada, mas eu comecei o curso em 2015... nessa altura nem sabia que iria contar.
Maria L.
Vou concorrer em 2026
Lívia A.
Apenas em 2026
Gonçalo F.
Estudante FMUL
Joana G.
Considero que para a média normalizada ser incluída na fórmula de Acesso ao Internato Médico de Formação Específica, a qualidade de ensino deveria ser o mais semelhante possível entre as Escolas Médicas e a atribuição de classificações deveria ser regulamentada a nível nacional, de forma a evitar as discrepâncias que se verificam nas classificações finais de curso e que não são colmatadas com a normalização atualmente proposta. Assim, perante as condições atuais, não se revela justo a contabilização das médias de final de curso, sendo também de referir que existe uma grande diferença perante estudantes que concluem o ciclo de estudos no estrangeiro.
Carlos .
Pela justiça no processo
Raquel S.
É inadmissível o critério que estão a usar. A nota PNA tem de ser o fator decisivo
Judite .
A área da saúde merece atenção e investimento. A saúde de Portugal conta.
Rosarinho L.
Estudante de 5°ano
Sara C.
Acho que a mudança do despacho constitui retroatividade o que é ilegal em Portugal.
João M.
Ser especialista não é obrigatório para ser médico. Ter boa média já é uma vantagen porque significa que têm um melhor conhecimento das competências médicas no início do estudo, se perdem essa vantagem é porque deixaram de se dedicar, ou nunca a tiveram em primeiro lugar por não ser merecida mas jogaram bem em volta do sistema de tirar boas notas sem ter o conhecimento. É a mesma estratégia que a do secundário.
MANUEL V.
é ridiculo
João R.
Não faz sentido absolutamente nenhum beneficiar quem tem cursos em zonas tão diferentes do país .. exame de acesso tem de ser igual para todos e não discriminatório antes sequer de o realizar . A oportunidade deve ser igual para todos independentemente do curso
Chloé B.
Urgente mudar o sistema
Joana M.
Isto é uma vergonha
João A.
Na FMUP os alunos são prejudicados com esta medida.
Pedro A.
Sou aluno do quarto ano e não faz sentido, a PNA é uma prova de seriação e o que interessa é o conhecimento atual de modo justo para todos e não as coisas que se fizeram na faculdade pois não estão todos nas mesmas circunstâncias.
Pedro S.
Terminei o curso em 2017,tenho média de 14, o que é francamente inferior às médias actuais, tive 103 na PNA, e a minha nota final passou para 94. Tenho pessoas com a mesma nota que eu na prova que estão 400 posições à minha frente.
Filipa .
Com a aplicação da média normalizada pela primeira vez, deu bem para perceber a injustiça que tal gera. Percebo que se queira respeitar o trabalho feito ao longo de 6 anos de curso, mas os 6 anos de curso não são iguais para todos, quer entre faculdades quer mesmo dentro da própria faculdade. Todos sabemos daquele professor que é raro dar notas mais altas numa avaliação prática, comparando com outros professores. Não é, de todo, uma decisão equitativa a ponderação de 20% da média. No meu caso, quero repetir a prova nacional de acesso e o meu ano de ingresso na faculdade foi anterior ao ano em que a média começou a contar. Tenho de ficar penalizada por isto, esforçando-me tanto para repetir um exame com a dificuldade, responsabilidade e abrangência que tem? Terei de ficar já penalizada mesmo antes de fazer o exame? Contar só a nota do exame é a única forma, a meu ver, de ser uma candidatura justa e equitativa a um novo concurso de ingresso. Por favor, já vemos tanta dificuldade no acesso a especialidades mais competitivas, terá de ficar quase inacessível, terão alguns médicos de ficar permanentemente insatisfeitos?
Pedro .
Vou concorrer ao Acesso ao I.M. em 2027
anterior
1
2
3
4
seguinte
Assinaram a petição
2 859
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas