Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição Acordo Ortográfico - Exigimos decidir, Exigimos Referendar o Acordo Ortográfico!
, para Assembleia da República
Nome
Comentário
CARLOS C.
Contra a descaracterização da nossa língua! A eliminação de certas consoantes é a negação da origem latina do Português. Será que temos vergonha das nossas raízes?
Joaquim P.
Em meu entender deve haver Português de Portugal, do Brasil, de Angola, Moçambique etc. etc.. Cada um com à sua maneira não invalida os ouros.
Maria F.
As petições são das melhores formas para nos fazermos ouvir. Graça Ferreira
Vítor Q.
O dito "Acordo" é um nado-morto ou um dos maiores abortos paridos nos últimos anos.
Maria M.
Sou portuguesa, não brasileira, gosto da língua de Camões.
Lídia C.
Estou de acordo com a efectivação de Referendo para definição o Acordo Ortográfico. Escrevo como me ensinaram, na Escola, há 80 anos e gostaria que se mantivesse. Não ao "abrasileiramento" do PORTUGUÊS.
Victor N.
Exigimos decidir
Carlos G.
Apoio total do referendo ao Acordo Ortográfico
Beatriz G.
Não me conformo com a destruição da língua mãe.
Maria C.
Concordo integramente com esta petição.
Susi A.
Vergonhoso este desacordo.
vitor a.
Incrível como certos "Srs!" querem transformar uma situação de história , num autentico disparate. Será algum complexo ou adulação politica?
Francisco F.
Que grandes luminárias assinaram uma coisa sem jeito e sem necessidade !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Luiz M.
concordo plenamente
Maria P.
Este acordo é um insulto a umadas mais antigas línguas do Mundo!!
Nuno L.
Vamos falar de factos passados ou fatos e "ternos" á brasileira para engomar....Recepção ou é a resessão do hotel?Tá tudo doido,a mesma coisa que pôr os Ingleses a falar nasal em Americanês?Pode?Deve sêr com os da Guinè equatorial este acordo....Já os Brasileiros não percebem "entendem" nada do que falamos....
Joaquim R.
Inteiramente de acordo; indispensável manter a estrutura linguística do português clássico
José M.
Não me interessa qual a forma como alguns iluminados acham que deve ou não ser utilizada a língua que eles pretendem falar, achar que são os donos da língua que é de todos nós isso é inaceitável. Penso que o acesso a qualquer alteração na língua deveria de estar vedado. Qualquer alteração na sintaxe deveria estar a cargo de uma comissão que seria constituída para o efeito e apenas quando se chegasse a essa conclusão, por entendidos nesses assuntos. Devo no entanto referir que não acredito em referendos, veja-se o exemplo sobre o distrito de Olivença. Não se referendam territórios, não são divisíveis, não se vai perguntar a uma população maioritariamente espanhola se quer ser Portuguesa, eles podem ser o que quiserem mas o território é PORTUGUÊS. Este foi claramente um acto de branqueamento da ocupação espanhola do nosso território. Parece que agora está tudo bem com Olivença, já ninguém se preocupa com aquela parcela do nosso território. Deveria de se estar a exigir o anulamento deste acordo e o regresso ao acordo anterior a 1990.
Luisa G.
Acordo ortográfico? Nunca!! E Vou escrever sempre correcto!!
Carlos C.
Podem muito bem coexistir as diferentes versões do escrever em português, tal como acontece com a língua inglesa, que toda a gente se entende. Defenda-se intransigentemente, isso sim, o uso do português nos organismos internacionais.
anterior
1
...
14
15
16
17
18
19
20
...
46
seguinte
Assinaram a petição
7 237
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas