Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Acordo Ortográfico - Exigimos decidir, Exigimos Referendar o Acordo Ortográfico!, para Assembleia da República

NomeComentário
João M.Por onde andas, língua Lusa? Para onde vais? Não sabes certamente e eu também não. Lamento por ti, mas nada posso fazer. Estás moribunda, infelizmente
Mário L.Receio que por internet não se chegue ao número de assinaturas necessário. Parece-me que seria melhor instalar em lugares muito frequentados bancas onde as pessoas poderiam assinar a petição. Desde já me ofereço para fazer parte de uma dessas bancas.
Alcídio R.Acordo ortográfico foi feito para os mais ignorantes do planeta e por gente que nem falar sabe quanto mais escrever. Os que aprovaram deviam estar lá em Évora tb.
Zé G.Totalmente de acordo.
Bernardo F.A minha pátria é a língua portuguesa
maria s.bem hajam pela iniciativa.
António n.Força
Simão G.Reformas ortográficas são ridículas em si, a não ser que haja um desejo muito forte por parte do público, bem como um forte motivo razoável. Isto não se aplica neste caso porque: 1) quase toda a gente que conheço discorda dele; 2) toda a gente que eu conheço sabia escrever bem antes. Logo, torna-se claro que o acordo é indesejável, e só cria mais confusão para se reaprender as novas regras (uma prova disso é a enorme quantidade de «fatos» e «contatos» que se têm visto). Este acordo ortográfico contradiz os acordos ortográficos anteriores, nomeadamente o primeiro, em 1911, que tinha inserido os acentos em «pára» e «pêlo», que estão agora a ser removidos. Os acordos estão a ser criados com base na opinião de um grupo restrito de pessoas no poder: sempre que vem mais alguém com uma nova opinião, todo o país tem de se reger por ela, ainda que todos discordem: uma ditadura. O acordo não une as duas variantes, mas cria divergências: e.g., os brasileiros escreviam «aspecto» como nós, porque pronunciam o C; mas eles mantêm-no e nós não, porque não o pronunciamos. Também se mantém, por exemplo, a diferença entre «connosco» (Portugal) e «conosco» (Brasil). O acordo ortográfico é rid
António s.A língua não pertence aos chamados cultos, mas a todos.
Luis l.penso que é assunto a rever
Manuel S.O acordo ortográfico era desnecessário. Mas a existir seria outro e não este.
rui a.Sou contra o acordo ortográfico.
Ana C.Nunca estive de acordo com este acordo ortográfico. Mas foi entretanto criado um problema complexo que tem agora difícil retorno: os alunos do 1º ciclo ( os quais estão em 2014/2015 no 4ª ano de escolaridade) aprenderem a escrever através de manuais que seguem dito acordo, já que tal foi exigido às editoras e, consequentemente aos professores.
Maria B.Considero o acordo ortográfico um ultraje à língua portuguesa, uma violação da nossa identidade, uma subserviência perante um país que recebeu o Português, não nos deu o Português, uma falsa uniformização que se traduz num verdadeiro embaraço para quem se sente Português e respeita os símbolos da nacionalidade!
Djalma M.Este acordo ortográfico é uma vergonha
ana A.Eu aprendi a rscrever com 4anos e agora com 46 não vou mudar.
José C..... A França, Inglaterra, Espanha. Quais as práticas seguidas em termos de acordos ortográficos com os seus "aliados" falantes? Também fazem estes acordos? Porque razão não deixamos cada país seguir o seu destino e rumo? Imagine-se se Roma (e por aí fora) tivessem imposto o latim com acordos, nunca se teria a riqueza linguística de hoje de que falamos com orgulho em termos de passado comum (português, o castellhano, o francês o romena). Isto não é ser velho do restelo é não fazer da língua moda e coisa de momentos e de circunstâncias...(a prudência nesta coisa devia ser um desígnio). Qualquer ajustamento devia ser efectuado apenas no âmbito de cada país. Um dia teríamos os Angolanos, Brasileiros a dizerem que a sua lingua deriva do latim (antiguidade) e mais recente do português.
Fernanda O.Não concordo com o Acordo Ortográfico
José O.Não aceito o novo AO por razões de textualidade ética e estética
Vitor G.Existe um acordo?

Assinaram a petição
7 237 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição