Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela criação de um banco de empréstimo ou partilha de livros escolares em cada escola do País e acessível a todos os alunos., para Ex.mo Sr Provedor de Justiça

NomeComentário
Nelson Q.Por uma questão de respeito pelos cidadãos, objectivo Primeiro e Último na gestão das sociedades
João F.Só mesmo por grandes interesses é que esta situação acontece em Portugal, vejam como fazem os Países Ricos da Europa do Norte.
Paulo C.é uma vergonha o negócio dos livros em Portugal.Em Países, desenvolvidos com maior riqueza e com qualidade de vida fazem a distribuição de livros gratuitamente.pelos alunos poupando as famílias de gastos absurdos.Cá a educação gratuita e acessível para todos é um embuste,uma mentira.Abaixo todos os Governos que pactuam com Lobbies de livreiros
Isabel S.É de lamentar que num país tão pequeno como este, em que existe tanta dificuldade, as pessoas ainda sejam obrigadas a gastar tanto dinheiro todos os anos em livros escolares. Não só é um gasto excessivo para as famílias, como também se dão cabo das florestas com o desperdício de papel. Estes livros deviam ser reutilizados.
Blanca S.è lamnetável esta situação. Quando passamos o tempo a ensinar os nossos filhos a importância da reciclagem, nem na própria escola dão o exemplo...
Tânia R.Em 2014/2015, o meu filho então no 5ºano não teve direito a subsidio na escola apesar de eu estar desempregada. No entanto, nos SASE da escola, uma das funcionárias disse-me que como tinham livros a mais no banco de livros escolar me emprestariam os livros que estivessem disponíveis. Aceitei de bom grado a ajuda e agradeci. No entanto, no início das aulas verifiquei que alguns dos livros adotados para esse ano letivo foram ligeiramente modificados pelas editoras. Pelo que me apercebi alteraram a ordem dos conteúdos programáticos e as fichas de trabalho... Uma estratégia para obrigar os pais a comprar os livros. Concluindo, apesar de ter livros emprestados tive que comprar livros novos!!!
Beatriz F.Acho mesmo muito bem que se reutilizem os livros, já eu assim fazia quando criança.....
Isabel M.Por uma educação melhor e ao alcançe de todos. Mais justo mais libre e para todos
Zélia S.Todos os livros deveriam ser gratuitos pois as dificuldades em adquiri-los são cada vez maiores e deveriam passar de uns anos para os outros circulando pelos mais diversos alunos.
Americo L.Por um combate à ganância desenfreada.
Carlos P.Concordo em pleno com esta petição
Jorge P.Estou de acordo,é uma ajuda para as pessoas com menos poder de compra.
Manuela S.Concordo, apoio e assino.
Maria M.O meu filho transitou para o 9º ano, continuando na mesma escola, inclusive a mesma escola que a irmão, com diferença de 3 anos, frequentou. O facto é que para este ano lectivo (9º ano) não consegui reutilizar os livros nem da irmã nem dos amigos que frequentaram o 9º ano no passado ano lectivo naquela escola. Costumo recorrer aos bancos do movimento pela reutilização dos livros escolares mas este ano não encontrei os livros com o mesmo ISBN. Se usar livros com o ISBN diferente os professores não "gostam" porque ao passarem trabalhos para casa de uma determinada página, a paginação está diferente, por exemplo, para além dos pais não saberem até que ponto os manuais com o mesmo nome mas com ISBN diferente são possíveis de serem utilizados o que no meu caso me obrigaram a uma despesa de 200€ (com 10% de desconto incluído). Dinheiro que não tenho e faz com que ele inicie as aulas sem ter todos os livros pois tenho que os ir comprando conforme as minhas possibilidades. O ensino obrigatório não é gratuito? Eu sempre estudei (no tempo do "outro senhor") com livros emprestados e se não fosse assim eu não teria tido hipóteses de prosseguir estudos. É o futuro, abandono escolar.
Amílcar C.A utilidade parece-me evidente, por possibilitar o acesso aos livros pretendidos, sem custos para os alunos, nomeadamente para aqueles que vivem com grandes dificuldades económicas.
Maria R.Esta deveria ser uma iniciativa dos nossos governantes que deviam respeitar os contribuintes e o direito à educação igual para todos! É no mínimo vergonhoso que isso não aconteça num país dito "evoluído" ...
Paulo H.Pelo absurdo das alterações subitas de Manuais, algumas vezes com alterações ridiculas, e pelo preço a que ascendem os manuais e seus cadernos de exercicios. € 80,00 foram gastos este ano escolar que entra, 2015/2016, no meu agregado familiar na aquisição de somente dois manuais e respectivos cadernos de actividades para 11º Ano. Felizmente os restantes manuais e cadernos transitaram!!
ilda s.devemos todos partilhar para reduzir custos para todos e a bem do meio ambiente
Luís V.O Direito Constitucional do Acesso à Educação é em parte ferido pela actual política de acesso aos manuais escolares.
Catia R.Por uma educação justa , acessível e digna para todos !

Assinaram a petição
6 711 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição