Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta aberta por um investimento urgente em Ciência em Portugal, para Exmo. Sr. Presidente da República Portuguesa; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro; Exmo. Sr. Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior

NomeComentário
Inês S.Tem que haver opções de início de carreira para doutorados, o Junior researcher não emprega quem acabou de sair do doutoramento; a sua taxa de aprovação é muito baixa. Tem que haver opções de carreira para técnicos.
Cátia L.i3S, Universidade do Porto
Dário T.Modelo Insustentável da FCT, e dos sucessivos governos. Tem de ser repensado. Haja mais respeito pela comunidade científica, também.
Ana C.Ana Correia - MARE, Politécnico de Leiria
JOSÉ R.Um país só pode ser considerado desenvolvido quando uma percentagem considerada do seu PIB é utilizado em investigação científica.
Sofia F.CDRSP-IPLeiria
Jorge S.Trabalhava, mas emigrei para continuar a trabalhar em ciência. Neste momento trabalho como Software Developer no Reino Unido.
Bruno P.Investigador Júnior CEEC
Vitor T.I3s
Laurence F.Tem de ser!
Mónica M.Apoio em pleno esta petição. É preocupante o desinvestimento feito à ciência e à investigação que tem vindo a ser feito, principalmente nos últimos concursos. Eu mesma, sofri na pele o descalabro das candidaturas a projectos e concurso de investigador, e não vejo um futuro para mim na academia uma vez que o meu contrato está a terminar e não vejo forma de conseguir auto-financiamento na situação actual em que vivemos. Por favor, olhem para a ciência e para os investigadores que são também parte do motor de evolução e desenvolvimento do país.
Fernanda S.Compreendo as inquietações que os investigadores demonstram ter, nesta exposição escrita, e por isso assino a mesma, e também porque considero que a ciência e a comunidade científica têm uma relevância incontestável para a comunidade, ao melhorar a qualidade de vida das suas populações.
Joao R.Sem investimento em Ciencia não há novas descobertas para o bem de todos
Joao A.Sou estudante de Mestrado na fcul. Se as condições de emprego em Portugal não melhorarem nos próximos anos, as únicas opções que me parecem viáveis para emprego estável serão trabalhar no estrangeiro ou em empresas privadas. A situação do investimento em ciência em Portugal é lamentável de momento. Embora tenhamos profissinais excelentes, com experiência ampla e currículos extensos, as suas capaciadades são estremamente limitadas pela disponibilidade financeira. Espero poder no futuro poder dizer que quero trabalhar em Portugal, mas infelizmente de momento as condições necessárias para tal não se verificam.
Rui C.Toda a legislatura passada teve um único concurso a projetos em todas as áreas científicas com alterações de regras no decorrer do próprio concurso; neste último concurso as taxas de sucesso forma miseráveis e totalmente desrespeitosas para com o trabalho realizado pelos investigadores candidatos ao concurso. Que saudades dos tempos do Mariano Gago.
André M.Estudante de mestrado com enorme preocupação com o meu futuro profissional em portugal
Tassiana M.Muito urgente
Lucas G.Não trabalho em ciências mas tenho real clareza da importância para o desenvolvimento
Andreia B.Num ano difícil, em que a população global, aguarda pela resposta da Ciência, parece-me controversa a estratégia adotada pelo Estado Português. O emprego cientifico, é um sector precário, pouco atrativo para a empregabilidade e com as contínuas politicas de desinvestimento adotadas, maior será a fuga das nossas pessoas. Todos nós, através dos nossos impostos, suportamos a educação da população, sendo a formação dos portugueses um investimento de todos, o facto de não proporcionarmos condições para reter as nossas pessoas, faz com que o investimento de todos escoe para outros países. Torna-se fundamental, modernizar o nosso país e as nossas empresas, e o investimento na Ciência e na Tecnologia é fundamental para competirmos com as restantes economias globais.
Jorge S.Já trabalhei, agora ensino Ciência (Química e Física) a adolescentes...

Assinaram a petição
8 524 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição