Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim da precariedade no Ensino Superior e Ciência, para Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Deputados da Assembleia da República

NomeComentário
João C.Já aposentado, tenho consciência dos problemas com que o Ensino Superior e Ciência se debate, um dos quais é o do objecto considerado nesta petição. Aqui vai o meu apoio.
Maria C.Apoio o conteúdo da Petição
Celestino V.Já é hora de abolir a precariedade !!
Célia P.Há 14 anos em exclusividade na ESCE-IPS a receber pelo indíce 100, paguei Mestrado e Doutoramento (que não consigo concluir por nunca ter tido as dispensas que todos os meus colegas que estão na carreira tiveram). Um verdadeiro atropelo ao principio da igualdade e de tudo o que se encontra consagrado na lei (inclusive o não pagamento de propinas). Espero, sinceramente, que esta situação se reverta e que as injustiças que se têm feito durante todos estes anos terminem.
Daniel C.Deve ser realçada a precariedade generalizada dos Investigadores, tanto de pós-doutoramento como os técnicos de Laboratório, bem como dos gestores e comunicadores de ciência
Paulo T.De acordo
Sara B.Que tristeza... as pessoas deixaram de ter importância e passaram a ser descartáveis.
Luis B.O modelo actual do ensino superior em Portugal não permite que os professores façam investigação e produzam conhecimento enquanto dão aulas. Não só a carga horária é geralmente excessiva, como a estrutura dos semestres deixa apenas o mês de agosto livre para actividades de investigação. Nos EUA, onde me doutorei e também já leccionei, os semestres de 14 semanas (tal como em Portugal) estão bem contidos e arrumados: temos 1 mês livre entre o 1º e o 2º semestre (Dez/Jan) e o ano lectivo termina a 31 de Maio, o que liberta 3 meses até ao início do ano lectivo seguinte, no início de Setembro. Não admira que se publique muito menos em Portugal.
Joana S.Ponham os olhos no sistema de ensino e investigação dinamarquês, por exemplo, e percebam porque é que vocês - senhores deputados - não conseguem sair do mesmo sítio. Sem condições não há confiança. Sem confiança nunca haverá qualquer respeito pelo vosso trabalho (que, a meu ver, não tem merecido grande destaque)
glasielle s.Os professores não dispõem de tempo para orientar seus estudantes deixandos-os muitas vezes a mercê, no momento em que mais precisam, quando começam um projeto de pesquisa e investigação. Aumentando a frustração e angustías nos estudantes, ale´m de que, assim, a pesquisa e o conhecimento científico correm o isco de serem fragilizados, e ao invés de passar conhecimento, passa-se informações... Triste relidade academica.
Mário P.A ausência de perspectivas de evolução na carreira docente no Ensino Superior está a induzir uma forte desmotivação na classe docente, o que se traduz num factor adicional de degradação da qualidade do ensino superior.
Sónia M.Como assistente convidada à quase 10 anos.
Maria M.Precariedade em qualquer sector de ensino é uma barbárie!
Bruno C.Pela melhoria de um ensino, que embora precário, ainda produz cientistas a dar cartas lá fora, para que essas condições sejam sempre melhoradas e nunca deterioradas.
Raul M.Estou com vínculo precário há 22 anos
José P.A precariedade não se comenta, COMBATE - SE!!!
Luis A.Por um Ensino Superior de qualidade sem injustiças.
Maria F.Já vai tarde.
Mário V.Pela renovação da comunidade científica
Elísio E.Pela consolidação da autonomia universitária, sem precariedade.

Assinaram a petição
6 067 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição