Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim da precariedade no Ensino Superior e Ciência, para Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Deputados da Assembleia da República

NomeComentário
Cristina T.Não à precariedade!!
RICARDO O.ALÉM DA PRECARIDADE OS SALÁRIOS DE MISÉRIA (800 EUROS) COM HORARIO NOTURNO DE 12 HORAS, PAGOS A DOUTORADO DO IST/UL COM DEZENAS DE CITAÇOES MUNDIAIS E REVISORE INTERNACIONAI. ISTO NO ISMAT-PORTIMÃO, ENSINO UNIVERSITARIO. AOS 61 ANOS VIVE-SE DAS AJUDAS MENSAIS DA MAE DE 83. ESTE É O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL.
Ivaneide M.Devemos exigir o respeito pela profissão docente e um dos aspectos fundamentais passa pelo reconhecimento das carreiras e remunerações condignas.
Éneas L.Concordo inteiramente.
João F.Concordo.
Maria A.Vejo grande parte dos novos da minha área, os mais capazes, deixarem o país, adoptarem outra língua de cultura e irem para outro lado dar rendimento ao capital científico que aqui adquiriram. É honroso para quem os ajudou a formar, é uma perda irreparável para as gerações futuras. Que o processo possa ser revertido, é o que desejo desta petição.
Maria A.É necessário pensar também no ES privado onde a instabilidade, injustiças, exploração é muito mais significativa do que no ESpúblico.
Maria À.No Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho há colegas convidados com mais de 26 anos de serviço ininterrupto. Uma vergonha.
Frederico C.A precariedade, forma de violência do capital, é inimiga das pessoas e das instituições.
Vera D.É urgente que seja reposta a dignidade, em todas as áreas da carreira Universitária e Cientifica.
Marilia P.É necessário que se introduzam medidas legislativas que respeitem e implementem o princípio da estabilidade para todos os docentes e investigadores que suprem necessidades permanentes no Ensino Superior e Ciência. Tais
Joana A.É inadmissível que os grandes profissionais na ciência que o nosso país tem, tenham tenham tantos obstáculos para sobreviver que não se vêm em nenhuma outra profissão. Como jovem investigadora quero levantar o reconhecimento científico que o nosso país merece
Carlos C.O ordenado de um administrador da CGD dá para contratar vários doutorados ....
António S.Apoio incondicional esta petição. Não devia ser necessário mas face ao estado de arte do ES&C torna-se imperativa.
Maria A.Subscrevo as reivindicações expressas na petição por as considerat justas e necessárias para que as instituições de ensino superior e a investigação cumpram a sua missão e objectivos.
Pedro C.Após 12 anos de pós-doutoramento, com contrato Ciência, fundo de desemprego e bolsas, vi a passagem de uma bolsa a contrato uma janela de oportunidade. Enganei-me redondamente. Como se pode assumir que a contratação a tempo parcial aumenta a qualidade de ensino? Tratamos os nossos alunos de graduação e pós graduação também a tempo parcial? Não se faz atendimento a alunos? E a sua orientação científica com critérios de excelência que está tanto em moda?
Filipe M.Devido aos constrangimentos financeiros resultantes da diminuição abrupta do financiamento das universidades por parte do orçamento de estado, as universidades estão a privilegiar os contratos precários para satisfazer necessidades permanentes. Uma das consequências disto é o tratamento desigual entre docentes da mesma categoria. Os docentes com contrato a termo, por comparação com os docentes com vinculo sem termo, chegam a lecionar o dobro das horas e a ganhar menos salário. A precariedade leva a que não se cumpra o principio de "salário igual para trabalho igual" promovendo assim a desigualdade e a injustiça.
Abel V.Concordo com o texto da petição.
António V.Pelo fim da precariedade no Ensino Superior e Ciência
Carmen R.Encontro-me a trabalhar numa instituição há cerca de 18 anos , suprindo necessidades permanentes em situações contratuais precárias (desde vários tipos de bolsas de investigação, até contrato de docente convidado a termo (neste momento anuais). O contrato mais longo que tive foi de investigador Ciência 2008 durante cinco anos. ao longo de todos estes anos tenho desempenhado funções de docência, investigação e gestão que vão muito além dos tempos de boldsa ou contrato. è inadmissível que situações como a minha que não é de todo única se mantenham legalmente.

Assinaram a petição
6 067 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição