Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reconhecimento de Enfermagem como Profissão de Alto Risco e de Desgaste Rápido, para Presidente da Republica; Primeiro Ministro; Ministra da Saúde; Ministra do Trabalho e Segurança SOcial

NomeComentário
Teresa C.Mais que justo. O desgaste é muito
Rosário N.Só quem é enfermeiro entende
Rui .É bom que se reconheça esta profissão como de desgaste rápido.
Pedro L.Só respeitam os enfermeiros quando estão numa cama, a precisar deles e só deles
Gracinda .Pela dignidade da minha profissão.
Maria G.Concordo plenamente.
Francisca M.A Enfermagem integra um dos três pilares da sociedade funcional: a Saúde. Os Enfermeiros são, sem dúvida, aqueles que mais tempo passam com os utentes, os que acarretam maiores responsabilidades, quer físicas, quer emocionais. O trabalho de Enfermagem pesa no corpo e na alma: carregamos pessoas ao passo em que as vemos degradar-se e custa, mas ninguém vê: ninguém lá está. Por isso, não há presidente ou ministro que se importe - talvez na próxima pandemia todos nos voltem a aplaudir. Mas só isso. E estaremos nós aqui, quase aos 70 anos, a levantar em carga pessoas da nossa idade, aos 50 com mais de 1000 noites perdidas…
Raquel .Por uma vida mais digna
Sílvia .Concordo plenamente que a profissão de enfermagem leva ao envelhecimento prematuro, ao desgaste e riscos enormes.
Cristina .Uma das causas de grande desgaste é a prática de trabalho noturno, com fundamentação científica.
Ângela .Vamos lutar pela dignidade que merecemos, pelos cuidados prestados ao longo da nossa vida prifissional.
Maria .Assino a petição
Rui B.Ja devia ser ha muito
Mariana B.Esta petição é tão necessária! Sou enfermeira à cerca de um ano e posso dizer que me sinto muito sobrecarregada. Para além do desgaste físico existe um enorme desgaste psicológico e emocional. Só não entende quem nunca trabalhou na área.
Nuno .Concordo plenamente
Maria .Não poderia concordar mais! Um trabalho realizado por turnos, com todas as suas implicações, a nível fisico, mental, social... sem previsibilidade de horário, Que imploca lidar com a dor em todas as suas dimensões, e em que se está sujeito a agressividade em todas as suas vertentes!Tal provoca um desgaste que peço que seja valorizado e tido em consideração!
Antonio C.é mais que justo
Helena .É uma profissao extremamente desgastante fisica e psiquicamente e expõe os profissionais a ruscos biológicos graves
Daniel .Uma das profissões mais nobres mas mais mal reconhecidas
Pedro .Os enfermeiros, estes profissionais de Saúde, estão sempre na primeira linha em todas as situações de calamidade, catástrofe, saúde pública, são eles que enfrentam os pacientes, são eles que tratam e dão a cara, os enfermeiros são humanos, vivem as situações diretamente com os pacientes, têm um desgaste tamanho que não conseguem diferenciar a vida privada da vida pública, porque eles estão permanentemente com os pacientes. Lidar com a vida das pessoas diretamente, lutar para dar o melhor todos os dias para salvar a nós e os nossos pacientes. Os enfermeiros são a primeira salvação dos pacientes, as vezes a única, mas não podemos esquecer que são humanos. Já não falando nas situações adversas que estão sujeitos por serem a primeira linha da Saúde, os maus tratos, a incapacidade de salvar, a angústia de dar a notícia, não querendo comparar com outras profissões, os enfermeiros têm todo o direto a que a sua profissão seja considerada de risco

Assinaram a petição
14 864 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição