Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Em favor do ensino da História, para Sociedade civil, Professores, Investigadores

NomeComentário
Maria M.Não é só a História. Experimentem pensar no caso de Língua Portuguesa, nos conteúdos literários do mesmo, e explicar-se-ão os "desvios" sistemáticos dos alunos a escolhas profissionais que o incluam no seu programa de estudos
Maria P.É com História e Memória que se constrói a nossa identidade...Que faremos sem ela?
Ricardo G.Permitam-me acrescentar que, independentemente, da falta de mercado de trabalho para os licenciados em história, toda a formação humanista e ao nível do conhecimento da evolução política, social, económica e cultural (em termos de evolução cognitiva e dos sistemas de crenças), os historiadores são os mais bem preparados para o desempenho de cargos políticos e consequente eles melhor que ninguém conhecem o valor da democracia (arrisco dizer muito mais que os licenciados em direito, filosofia ou ciência política) porque a essência de tudo está na história da humanidade
Maria R.Esquecendo o passado, mais depressa se repetirão erros e maldades!
Rui S.Parece, infelizmente, q a História incomoda....É urgente quebrar com o "analfabetismo" do nosso percurso Histórico!!... Parabéns pela vossa inciativa.
Francisco F.Licenciado em História (Universidade de Lisboa)
Alberto F.É essencial o estudo da História no nosso país!
Luís S.Penso que a mesma situação se passa no Ensino Básico, onde progressivamente vemos desaparecer esta disciplina de vários ou cursos, ou reduzida a sua carga horária.
Ana R.Sou aluno do mestrado em ensino de História e Geografia ao 3ºciclo e Secundário e não me sinto de todo confortável para leccionar a disciplina de História, pois a minha formação e o meu gosto é Geografia.
José L.Sem História...não há Memória....
Bruno P.Para uma real educação histórica
Pedro S.Ainda que não concorde com vários dos considerandos, que parecem estar mais ligados ao ensino universitário da História, e entendendo que a linguagem utilizada é muito pouco acessível ao cidadão comum
Alexandre T."Há três categorias de homens: a) os que contam a sua história; b) os que não a contam; c) os que não a têm. " ( Max Aub )
Aníbal S.Continuem a dar visibilidade aos "estragos" que estão a ser feitos à História.
José C.A História é uma ciência sem cujo conhecimento nenhum verdadeiro conhecimento é total. Aprender História é aprender muitos porquês de outra forma inacessíveis aos que pretendem saber mais.
Raquel H.Qualquer opção educativa tem reflexos a longo prazo. É necessário parar para reflectir sobre as consequências de alterações que se podem revelar desastrosas.
João N.Apesar de aparentemente irrelevantes, as más reformas de um sistema de ensino geram consequências muito negativas nos médio e longo prazos. Reduzir ou, mesmo, não aumentar o peso da história no sistema de ensino português é, nos nossos dias, uma muito má opção.
Maria P.Concordo com os argumentos apresentados. Além de ser um erro científico juntar as duas disciplinas é um erro pedagógico que poderá ter graves consequências desvalorizar o ensino da História.
Belandina N.Uma vergonha ...Tudo se faz em nome do falso argumento chamado "reduzir despesas" . E com isto como fica a qualidade de formação e de educação nas escolas portuguesas?

Assinaram a petição
5 021 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição