Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores
, para Assembleia da república
Nome
Comentário
Maria A.
Completamente de acordo!!!
Ana C.
Concordo
Maria F.
A actividade docente transformou-se, sobretudo nos últimos anos. As transformações e exigências são, actualmente de tal ordem, que sendo outrora uma profissão de carácter nobre, se converteu numa das menos desejáveis e mais desprezíveis socialmente. A classe está naturalmente envelhecida e muito mais desgastada face às exigências e transformações actuais, o que impede a manutenção dos mesmos níveis de exigência. As capacidades visuais, auditivas, de memorização e outras capacidades biológicas diminuem, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, daí que seja absolutamente imprescindível a sua renovação.
Concha A.
Não só professores. trabalhadores por turnos também
Jorge G.
É da mais elementar justiça. Só não aceita quem não conhecer a realidade da situação de trabalho dos professores, nos tempos que correm.
Ana C.
Mais que justo é necessário para o bem da educação no nosso país.
Clara B.
Sou professora há quase 42 anos, na mesma altura farei 61 de idade. Preciso de poder descansar, sem penalizações.
Júlia M.
Considero justa e oportuna esta petição.Tenho 37 anos de trabalho e 60 de idade e estou a ficar exausta.Começa a ser muito difícil responder a todas as exigências inerentes a esta profissão.
Fátima G.
É minha convicção que tanto escola como os nossos alunos ficariam a ganhar com isso! É obvio que a partir dos 60 anos os professores começam a faltar mais por motivos de saúde e depois lá vêm as baixas médicas, lá vêm os alunos à espera de professor substituto, e lá vêm as falhas irrecuperáveis no processo ensino-aprendizagem. Nenhum professor com amor ao ensino quer falhar mas empurram-nos para isso. aos 64 anos de idade por muita experiência tenhamos e mesmo que sejamos muito bons professores não podemos controlar com a mesma eficácia tudo o que a escola envolve hoje em dia.
Suzana A.
Justíssimo. Há que deixar os professores saírem com dignidade.
Odete c.
Penso que profissão docente é de desgaste permanente com turmas numerosas e vários níveis de ensino pelo que é de todo necessário que esta medida avance.
Sara S.
Concordo inteiramente com o propósito desta petição
Rui M.
Concordo plenamente
Ana D.
Concordo inteiramente com esta petição-
Sílvia J.
Atendendo ao desgaste da profissão, é fundamental a reforma dos professores que preencham estes requisitos.
Maria M.
Muito justo!!!..e ainda por cima vimos a nossa carreira congelada há anos, e nada se faz quanto a isso!!!...
Maria A.
Tenho vários termos de comparação na familia:os professores do privado trabalham muitíssimo mais do que os do publico.
MariaJosé F.
Eu concordo com a petição. O corpo docente está cada vez mais envelhecido, cansado e desmotivado! Temos que dar oportunidade aos colegas mais jovens e dar descanso aos mais "velhos".
Rosalina O.
Concordo com esta petição porque cada vez mais temos jovens "Hiperativos" ou que não sabem estar.
Rosalina A.
Acho mais do que justo. Os professores e educadores trabalham 5 horas letivas por dia, 5 dias por semana e ainda supervisionam os prolongamentos com pelo menos mais 2 horas não letivas no estabelecimentos, têm reuniões e pouco lhes sobre para o que é também fundamental a preparação das atividades. Trabalham com turmas mista incluindo crianças com NEE e não têm qualquer redução de horário. Será isto justo? O responsável pela elaboração e implementação do PEI é o docente do regular e é ele que trabalha 5 horas por dia vezes 5 dias por semana com as crianças NEE ( em alguns casos com mais do que 2 crianças por turma e com problemáticas muito complicadas, sem tarefeiras e muitas vezes até sem auxiliar a tempo inteiro) e com todo o grupo em simultâneo. Na prática são os docentes de educação especial que usufruem da redução de tempo letivo quando trabalham apenas com uma criança de cada vez, e apenas uma vez por semana e no final todos se reformam com a mesma idade e tempo de serviço mas os docentes do regular têm mais horas de trabalho efetivo e trabalho muito mais desgastante. É mais do que justa a reforma aos 60 anos.
anterior
1
...
8
9
10
11
12
13
14
...
65
seguinte
Assinaram a petição
19 945
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas