Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores, para Assembleia da república

NomeComentário
Maria A.Completamente de acordo!!!
Ana C.Concordo
Maria F.A actividade docente transformou-se, sobretudo nos últimos anos. As transformações e exigências são, actualmente de tal ordem, que sendo outrora uma profissão de carácter nobre, se converteu numa das menos desejáveis e mais desprezíveis socialmente. A classe está naturalmente envelhecida e muito mais desgastada face às exigências e transformações actuais, o que impede a manutenção dos mesmos níveis de exigência. As capacidades visuais, auditivas, de memorização e outras capacidades biológicas diminuem, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, daí que seja absolutamente imprescindível a sua renovação.
Concha A.Não só professores. trabalhadores por turnos também
Jorge G.É da mais elementar justiça. Só não aceita quem não conhecer a realidade da situação de trabalho dos professores, nos tempos que correm.
Ana C.Mais que justo é necessário para o bem da educação no nosso país.
Clara B.Sou professora há quase 42 anos, na mesma altura farei 61 de idade. Preciso de poder descansar, sem penalizações.
Júlia M.Considero justa e oportuna esta petição.Tenho 37 anos de trabalho e 60 de idade e estou a ficar exausta.Começa a ser muito difícil responder a todas as exigências inerentes a esta profissão.
Fátima G.É minha convicção que tanto escola como os nossos alunos ficariam a ganhar com isso! É obvio que a partir dos 60 anos os professores começam a faltar mais por motivos de saúde e depois lá vêm as baixas médicas, lá vêm os alunos à espera de professor substituto, e lá vêm as falhas irrecuperáveis no processo ensino-aprendizagem. Nenhum professor com amor ao ensino quer falhar mas empurram-nos para isso. aos 64 anos de idade por muita experiência tenhamos e mesmo que sejamos muito bons professores não podemos controlar com a mesma eficácia tudo o que a escola envolve hoje em dia.
Suzana A.Justíssimo. Há que deixar os professores saírem com dignidade.
Odete c.Penso que profissão docente é de desgaste permanente com turmas numerosas e vários níveis de ensino pelo que é de todo necessário que esta medida avance.
Sara S.Concordo inteiramente com o propósito desta petição
Rui M.Concordo plenamente
Ana D.Concordo inteiramente com esta petição-
Sílvia J.Atendendo ao desgaste da profissão, é fundamental a reforma dos professores que preencham estes requisitos.
Maria M.Muito justo!!!..e ainda por cima vimos a nossa carreira congelada há anos, e nada se faz quanto a isso!!!...
Maria A.Tenho vários termos de comparação na familia:os professores do privado trabalham muitíssimo mais do que os do publico.
MariaJosé F.Eu concordo com a petição. O corpo docente está cada vez mais envelhecido, cansado e desmotivado! Temos que dar oportunidade aos colegas mais jovens e dar descanso aos mais "velhos".
Rosalina O.Concordo com esta petição porque cada vez mais temos jovens "Hiperativos" ou que não sabem estar.
Rosalina A.Acho mais do que justo. Os professores e educadores trabalham 5 horas letivas por dia, 5 dias por semana e ainda supervisionam os prolongamentos com pelo menos mais 2 horas não letivas no estabelecimentos, têm reuniões e pouco lhes sobre para o que é também fundamental a preparação das atividades. Trabalham com turmas mista incluindo crianças com NEE e não têm qualquer redução de horário. Será isto justo? O responsável pela elaboração e implementação do PEI é o docente do regular e é ele que trabalha 5 horas por dia vezes 5 dias por semana com as crianças NEE ( em alguns casos com mais do que 2 crianças por turma e com problemáticas muito complicadas, sem tarefeiras e muitas vezes até sem auxiliar a tempo inteiro) e com todo o grupo em simultâneo. Na prática são os docentes de educação especial que usufruem da redução de tempo letivo quando trabalham apenas com uma criança de cada vez, e apenas uma vez por semana e no final todos se reformam com a mesma idade e tempo de serviço mas os docentes do regular têm mais horas de trabalho efetivo e trabalho muito mais desgastante. É mais do que justa a reforma aos 60 anos.

Assinaram a petição
19 945 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição