Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela criação de um banco de empréstimo ou partilha de livros escolares em cada escola do País e acessível a todos os alunos., para Ex.mo Sr Provedor de Justiça

NomeComentário
carolina c.Vamos ser igual aos outros países, reutilizar os livros e contribuir também para ajudar os pais no orçamento familiar que chega a esta altura do ano e é muito complicado, principalmente se houver mais do que um filho.
Ana R.Sou divorciada e fiquei com a guarda dos meus dois filhos o pai embora Arquitecto ...NUNCA pagou a pensão de alimentos de 250€ para cada filho estipulada pelo Juiz no Tribunal de familia e menores...tentei durante anos obriga-lo mas o dinheiro que gastei com o advogado e com os tribunais nunca teve retorno ....pois NUNCA consegui receber o que quer que fosse. Infelizmente vivemos num pais onde a justiça NÃO FUNCIONA. Tive de me reorganizar...ir viver com a minha mãe e arrendar a nossa casa de familia para poder pagar um curso a cada um dos rapazes sozinha..... este mês só com o mais novo que vai para o 11º ano gastei 261€ nos livros escolares este valor representa 1/3 do meu salario??????? incrivel o que estamos a viver. Uma sociedade que só se preocupa com a economia..esquemas para ajudar as editoras..... e são sempre os mesmos a pagar a factura. Devemos todos acabar com esta forma desumana de desenvolver a nossa sociedade....
anabela v.pela criação de um banco de livros em cada escola
Paula C.O ensino deve ser acessível a todos. O preço dos livros já é um roubo, não poder partilha-los é roubar quem precisa duplamente.
Maria C.Conta o monopólio mafioso das editoras
Sandra C.Tenho 3 filhos em idade escolar e mesmo tentando pedir emprestados alguns manuais todos os anos é a mesma coisa .... As metas curriculares são alteradas...outras vezes alteram a paginação e pouco mais.A culpa não é das editoras essas fazem por ganhar dinheiro, a culpa é do estado que permite que isso aconteça. A educação em Portugal vai de mal a pior todos os anos há alteração nos programas escolares, alteração nos exames todos os anos há alterações, se é para provar que trabalham percam tempo com situações mais úteis, como contratar professores a tempo e muito tinha por dizer....
Ana S.Deveria ser aplicado para todos os alunos (do ensino público e privado). Parece-me que isto dos livros escolares diferentes todos os anos é um grande negócio para as editoras!
José M.Tenho três filhas em idade escolar Duas fazem diferença de um ano entre elas. Já chega ter que comprar livros num ensino obrigatório, quanto mais sermos obrigados a comprá-los 2 vezes. Isto é, e já o é há tempo demais, impor o favorecimento de alguns à custa de muitos. Desejos de sucesso para esta petição.
Jose J.Boa noite, penso não estar deslocado, mas é vergonhoso os manuais escolares dos nossos filhos não servirem de uma ano para o outro. Será mesmo imprescindível que os responsáveis , por alterar um texto ou dois , obriguem os pais e encarregados de educação de todo o País gastem " milhares de euros ", desnecessariamente. estaremos perante um esquema em pirâmide com o objectivo de enriquecimento ilícito ? Obrigado
Ana A.a minha filha chubou no 9 ano so aproveitei livros de 2 disciplinas do ano anterior quem altera os manuais nao deve se preocupar com os gastos das familias nao acho correto mudar os manuais como mudam devem ganhar com isso e quem se lixa somos nos pais que temos que gastar o dinheiro alguem faca alguma coisa para isto acabar.
José O.Indústria livreira igual a farmacêutica igual a mafia.
Filipe C.Até que enfim!
Pedro E.Boa iniciativa
françois p.Subscrevo totalmente a petição em frente da violação da lei e como tal de todos os pais português ou estrangeiros que vivem em Portugal
Sandra R.Parabéns pela iniciativa!
Maria P.Que não se aproveitei dos nossos filhos para fazerem negocio. É o que está a acontecer. Enquanto a maior parte dos países da UE os manuais não têm de ser comprados. Como se isto não basta-se, o governo acha que só os manuais é que contam como despesa de educação, como todos os materiais que têm um custo tão elevado como praticamente os manuais, não seja considerado despesas de educação. Na minha opinião os pais ainda não se aperceberam deste grande pormenor.
Sandra C.Não se consegue nunca poupar e aproveitar os livros de anos anteriores. É um roubo! Nos outros países, os livros são das escolas, bem tratados, emprestados aos alunos e devolvidos no final de cada ano para serem novamente entregues a outros alunos que passem para o mesmo ano. Deveria ser assim em Portugal!
paulo m.Além do banco de empréstimo, é necessário também pedir que os livros se mantenham os mesmos de ano para ano. O ano passado passei um bom bocado a passar regularmente nos sítios de troca de livros. Arranjei quase todos para os meus 3 filhos. Acontece que depois tive de comprar tudo na mesma. Os livro tem o mesmo nome, os mesmo autores e depois por dentro são diferentes. Isto é um grande negócio para muita gente, e a coisa está controlada. Não chega o banco de empréstimo... Este ano dei os antigos e nem procurei. comprei logo os novos.. Melhores cumprimentos Paulo Magalhães - Pai de família numerosa, que gastou 800 euros em livros este ano.
Cláudia L.Concordo.
nuno s.Como pai, docente e gestor escolar, concordo plenamente

Assinaram a petição
6 711 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição