Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Lítio: Pelo Chumbo da proposta do Governo de Lançamento do concurso público para prospeção, pesquisa e exploração de Lítio e minerais associados (OE2020), para Excelentíssimos Senhores Deputados da Assembleia da República

NomeComentário
Ivo S.Tenham raciocínio sobre o mal que pode fazer nas águas e animais e natureza que envolve o país é de todos e não é por uma pessoa dizer que sim que pode acontecer isto é invadir o território ilegalmente.
Nuno R.Completamente a favor da vossa iniciativa!
Ana .A mineração de lítio em PT deve ser o último recurso e apenas se parte de um ciclo de produção completo. REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR estão primeiro.
Paulo S.A mineração de lítio nos locais propostos, em minas a céu aberto, irá levar a uma destruição massiva do património natural das zonas afetadas e circunvizinhas, à contaminação do solo e das águas e irá afetar enormemente as populações desses locais que, em muitos casos, irão ver o seu modo de vida completamente arruinado, nomeadamente nos casos em que se dediquem à agricultura e ao turismo de natureza ou alojamento local. Hoje em dia estão a ser desenvolvidas diversas baterias que não utilizam o Lítio e muitas vezes bastante mais eficientes que as atuais pelo que o aumento da necessidade desse minério poderá ser algo transitória no tempo (eventualmente apenas nos próximos anos) enquanto que a destruição massiva das zonas afetadas pela exploração será irreparável. Assim, em nome de uma necessidade que, ao que tudo indica será transitória, propõem-se a destruir um património natural que é de todos, inclusivé das gerações futuras pelas quais temos que ter respeito e às quais devemos procurar deixar uma natureza o mais preservada possível afim de não colocar em causa a respectiva sobrevivência futura.
João S.Não ao lítio.
Maria F.Não concordo com a prospecção
Anabela s.verdadeiramente assustador, a destruição que vai causar a nivel da fauna e flora e de toda a biodiversidade
Luís G.Estarei sempre a favor de todas as iniciativas que se destinem a preservar os ecossistemas, e os equilíbrios biofísicos do Planeta Terra.
Hélder C.Por estarmos de TOTALMENTE DE ACORDO COM O SEU CONTEUDO, nesta altura em que terminou a cimeira do ambiente e do que se fala sobre esta matéria no futuro muito próximo.
Marta S.Vamos!
Paulo S.A mineração de lítio nos locais propostos, em minas a céu aberto, irá levar a uma destruição massiva do património natural das zonas afetadas e circunvizinhas, à contaminação do solo e das águas e irá afetar enormemente as populações desses locais que, em muitos casos, irão ver o seu modo de vida completamente arruinado, nomeadamente nos casos em que se dediquem à agricultura e ao turismo de natureza ou alojamento local. Hoje em dia estão a ser desenvolvidas diversas baterias que não utilizam o Lítio e muitas vezes bastante mais eficientes que as atuais pelo que o aumento da necessidade desse minério poderá ser algo transitória no tempo (eventualmente apenas nos próximos anos) enquanto que a destruição massiva das zonas afetadas pela exploração será irreparável. Assim, em nome de uma necessidade que, ao que tudo indica será transitória, propõem-se a destruir um património natural que é de todos, inclusivé das gerações futuras pelas quais temos que ter respeito e às quais devemos procurar deixar uma natureza o mais preservada possível afim de não colocar em causa a respectiva sobrevivência futura.
Carmina c.Nao quero puluicao n'a cogula
Liliana L.Respeitem a nossa natureza.
David C.Subscrevo na íntegra a petição, a assumo ser liminarmente contra as atividades de mineração que, como já se verificou em inúmeros locais por todo o mundo, agridem e desintegram as populações locais, deixam um rastro de poluição com efeitos perniciosos e duradouros numa área muito mais vasta que a concessão, e destroem irremediavelmente o património natural e paisagístico e os ecossistemas locais.
Bruno V.Vamos por favor deixar a treta de que o lítio é uma alternativa limpa e ecologicamente viável.
Fernando G.Assiste-se em Portugal ao desfiguração do património paisagístico natural, seja através de incêndios criminosos sem punição, eólicas, pedreiras, agora ainda mais o lítio. Tudo em nome do progresso que afinal nunca chega. Mentiras e embustes são tudo o que sobra.
Maria M.Não quero que Portugal seja uma mina. Digo NÃO à exploração de lítio.
Vitor s.Nao a prospeção, pesquisa e exploração de Lítio e minerais associados (OE2020)
Maria p.Nao ao litio
Laura M.Estamos fartos de compadrio político apenas para lhes encher os bolsos. Não ao lítio.

Assinaram a petição
1 751 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição