Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela implementação imediata de CED (Captura, Esterilização e Devolução) em matilhas de cães errantes e de uma Estratégia Nacional para os Animais Errantes, para Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Exmo. Senhor Primeiro-Ministro; Exmo. Senhor Ministro do Ambiente e da Ação-Climática; Exmo. Senhor Secretário de Estado do Ambiente; Exmas. Senhoras Deputadas e Exmos. Senhores Deputados das diferentes forças políticas da Assembleia da República

NomeComentário
Pedro S.apoiado tem de parar
Margarida .Fizemos dos caes as nossas companhias, os nossos amigos e outras coisa menos boas. Hoje já não sabem sobreviver sem nós e por causa de nós. É altura de não os abandonar e de lhes retribuir.
Eva C.O que me trouxe a esta petição, que desconhecia, foi a morte violenta de 3 animais de companhia (1 cão, 2 gatos), e o desaparecimento de um 4.º (gata) após ter sido avistado c/ ferimentos hediondos na cara. Isto verificou-se na 4.ª semana de Maio de 2024, na União de freguesias de Castedo do Douro e Cotas, concelho de Alijó, após o ataque de cães semi-selvagens de uma matilha há muito conhecida pelos locais. Os felinos eram animais de rua, mas dóceis, que eram tratados carinhosamente por cuidadoras que gastam as economias em comida e tratamentos para estes animais. O cão era o único que tinha um "dono". Todos circulavam livremente pela aldeia como é hábito nos meios rurais. Todos tinham uma idade considerável, o que torna o caso ainda mais dramático. Não obstante as repetidas denúncias feitas pela população às autoridades locais, junta de freguesia e Câmara Municipal de Alijó, a inação destas entidades tem sido uma constante. O pretexto é a abertura iminente de um canil, à espera das devidas licenças, para que se possa proceder à sua captura. E quando for atingida a capacidade deste espaço? E para quê esperar se a CED ataca o problema –a agressividade e reprodução destes animais?
Isabel S.Se está em vigor uma Lei que consagra o direito de animais domésticos serem tratados não como "coisas" mas como família, tem sentido estender esse princípio a todos os que não têm a sorte de ter lares e não têm culpa de serem abandonados. Por uma melhor saúde pública, combatendo doenças como a raiva, a contaminação de outros cães ou do próprio ser humano, devido à negligência de uns e ao desprezo de outros.
Ana .Seria importantíssimo que o novo governo implementasse CED para animais de matilhas e para animais de pessoas que não têm capacidade monetária para o fazer.
Marisa F.pais de terceiro mundo, precisamos de petições destas, ridículo!!!!!!!
Cristina M.Está petição é muito importante!!!
Maria B.É urgente!
Arminda n.É tempo de agir
Tiago .A favor
Mónica S.Vamos implementar a esterilizaçao para que não se reproduzam, evitando sofrimento para mais animais e preservar a saúde pública. Acontece o mesmo com os gatos.
Maria .Urgente. Única forma de acabar com a desgraça a que Portugal chegou
Maria .Faz bem aos animais e à Sociedade. Esterilizar uma boa opção!
Helena .É urgente controlar os animaiscerrantes, através da esterilização!!
Paula .Terceira opção
Maria d.É necessário controlar os animais através da esterilização
Rui .Criar spots de alimentação para estes animais.
Vitória .O ser humano por ser um animal racional tem o dever de prestar apoio, cuidado, defesa e protecção aos animais.
Maria .Mais do que necessário é URGENTE!
Maria .É mais que urgente!

Assinaram a petição
7 880 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição