Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Situação Actual dos Psicólogos Estagiários em Portugal, para Exmo. Senhor Presidente da República; Assembleia da República

NomeComentário
Marília R.Os estágios profissionais são muitas vezes fictícios, quero dizer o pagamento. Não faz sentido fazer estágio, mas sim uma avaliação psicológica para aceder à Ordem como membro efetivo. Pois a Psicologia é das poucas profissões cujo principal instrumento de trabalho é a própria psique. E haveria muito mais a dizer. Concordo que há pouca informação e a que existe é ambígua. Enfim. Há muito que mudar na Psicologia em Portugal!
Alda C.A minha Filha encontra-se nesta situaçao. Fez o seu curso com esforço (a trabalhar em simultaneo para pagar os seu curso) e muita dedicaçao e agora sao so obstaculos a retardar o seu inicio de carreira. A juventude é o futuro de um Pais!
José B.É uma vergonha o que se está passando relativamente ao bloqueio dos estagiários. Urge que o governo reponha a legalidade quanto antes. Está atrasando o começo dos profissionais poderem exercerem a actividade da licenciatura que escolheram.
Rute R.Acho inadmissível está situação em que se encontram os recém mestrados em psicologia. Então quer dizer que eu andei a tirar um curso superior, e fiz um mestrado para depois não poder exercer sem ter mais um estágio? Sim porque um já está feito e foi durante 8 meses. Portanto, se nunca conseguir um estágio profissional nunca vou poder exercer é isso não é? Palmas para este país que cada vez mais me envergonha. Um dia vão querer bons profissionais e vão ter que nos ir buscar lá fora. Pode ser que aí também ninguém se importe.
Domingos C.Causa justíssima!
Luísa P.Esta situação é inaceitável quando cada vez mais a saúde mental é vital na sociedade de hoje é os Psicólogos fundamentais só conseguem fazer voluntariado e acabam a trabalhar noutras áreas para se sustentarem
Inês P.Como aluna do 3º ano do Mestrado Integrado em Psicologia, manifesto aqui o meu desagrado face à OPP relativamente aos estágios profissionais. Tenho conhecimento de vários casos de colegas recém formados que vivem numa angústia constante e desespero por encontrar um estágio profissional. Estudamos 5 anos para podermos exercer Psicologia, pagamos propinas durante todo esse tempo e, no final, quando é suposto o dito estágio profissional ser a garantia, a regra, acontece o contrário: é a exceção.
David V..
Jose B.Acho justa a pretensão. Por isso assino a Petição
Carla B.Concordo com a petição
Ana H.Seria excelente que a ordem revisse esta situação, porque não trás nenhuma mais valia para nós, como o tempo têm vindo a demonstrar.
António T.Infelizmente é recorrente este tipo de petições, derivadas de erros grosseiros de quem nos governa..
joana s.o estagio não faz qualquer tipo de sentido visto que não há condições. ou o estado dá uma ajuda ou ele acaba, na minha opinião.
Ana O.Como candidata a um estágio profissional, para poder ingressar na ordem dos psicólogos e assim exercer a minha profissão, confirmo e subscrevo a dificuldade de encontrar alguma entidade que aceite um estágio desta natureza. Para além de todas as entidades referirem que não podem pagar um estágio profissional (oferecendo a hipótese de o realizar de forma completamente "gratuita") é ainda importante salientar que as entidades receptoras de estágio indicadas pela ordem dos psicólogos, após o pagamento da inscrição, recusam qualquer tipo de remuneração ao estagiário. Eu, como candidata, esperaria que uma entidade que está sinalizada pela ordem, por menos vagas que disponibilizasse, estaria de acordo com as exigências da mesma. No entanto não é o que acontece. É uma situação muito difícil, totalmente desmotivante e frustrante acima de tudo.
Maria M.Acho bem porque o meu curso é pré Bolonha e nem existia ainda a ordem, e não posso exercer porque não fiz estágio profissional
cristina r.Se a Ordem dosPsicologos dita leis compreendo.Mas tem a obrigatoriedade de arranjar os estágios.
Vera M.Estou a meses de concluir o meu Mestrado, ou seja, a meses de me sentir insegura quanto à situação de arranjar ou não estágio profissional para a OPP. Esta situação é lamentável, deveriam existir mais incentivos aos estágios profissionais remunerados bem como serem revistos determinados mecanismos da OPP:
Silvia O.Sou estudante de Psicologia de primeiro ano e quero ajudar porque é importante para o meu futuro!
Júlia C.Sou psicóloga ´cerca de 28 anos e sei o que é querer entrar no mercado de trabalho.
Marina P.Tamos juntos

Assinaram a petição
2 650 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição