Contar os votos dos portugueses oliventinos como exercidos em territorio nacional

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da Republica

Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembleia da República:

Desde 2014 assiste-se em Olivença a um crescente interesse relativamente a tudo a que diga respeito a Portugal.

A prova desse facto é que de então para cá, mais de 1 200 oliventinos, cerca de 10 % da população, já pediram e obtiveram a nacionalidade portuguesa e neste momento perto de duas centenas mais aguardam decisão favorável do Estado português, o que configura tratar-se de um processo irreversível.

Nas últimas eleições legislativas de Outubro de 2019, quase cinco centenas de habitantes dos territórios alentejanos de Olivença e Talega (criminosamente ocupados por actos de guerra espanhóis), tiveram finalmente a dignidade de poder votar nos destinos do nosso País como cidadãos de pleno direito.

Lamentavelmente, porém, os seus votos foram contados como votos de portugueses residentes no estrangeiro, em vez de serem contabilizados como pertencentes ao Distrito de Évora, como é da mais elementar justiça.

Até se pode aceitar ter sido a solução possível, dada a ausência da campanha eleitoral no território, para dar voz a cidadãos que fazem questão de ser portugueses e de terem orgulho nisso, o que é de louvar e enaltecer, depois de mais de dois séculos de uma ocupação que Portugal não aceita e que a nossa Constituição não reconhece.

Urge, pois, corrigir esta situação injusta e que branqueia a ocupação espanhola desses territórios, em todas a eleições futuras – e por isso mesmo Vos estamos a escrever.

Ninguém quer embarcar em nacionalismos cegos; apenas se pede a mais elementar justiça – e um pingo de patriotismo. Permitir que os votos de Olivença nas próximas e nas futuras eleições sejam contabilizados como de portugueses residentes no Alentejo e não no estrangeiro é pedir-vos muito?

Um pingo de coragem, um pingo de patriotismo, é isso que esperamos de Vós, como legais representantes do povo português.

Com os melhores cumprimentos,

Esta petição foi criada em 01 Dezembro 2019