Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pela Transmissão Integral em Directo da Volta a França em Bicicleta na RTP2

Para: Direcção de Programas da RTP

Vimos por este meio expressar a nossa insatisfação face à não transmissão em sinal aberto na RTP2 da mais importante prova internacional de ciclismo, a Volta a França em Bicicleta.

Não é demais salientar que este importante evento desportivo sempre mereceu uma rigorosa e séria cobertura pela RTP2 até 2003. Contudo, após a passagem deste canal para a 2:, em Janeiro de 2004, e depois da transformação da NTV na RTPN, em Maio do mesmo ano, a RTP optou por transferir inexplicavelmente a emissão da Volta a França em Bicicleta para a antiga NTV. Todavia, a RTPN nunca foi nem nunca será um canal vocacionado para o desporto, razão pela qual deve resumir-se exclusivamente à sua génese de informação, sem complementar a sua programação com conteúdos que deveriam ser transmitidos em sinal aberto.

O tratamento que a RTP adoptou com a Volta a França em Bicicleta a partir de 2004 vai contra todos os princípios básicos do serviço público de televisão, uma vez que a emissão da RTPN é exclusiva para a rede de cabo, razão pela qual é necessário pagar para a ver. Ainda assim, a transmissão deste evento desportivo não deixou de integrar pontualmente as grelhas de programação da RTP1 entre 2004 e 2007, anos em que emitiu em directo algumas etapas. No entanto, foi rara a etapa da prova a ser transmitida num dia útil neste período. Com o renascimento da RTP2, em 2007, regressaram também as emissões em directo da prova ao canal, especialmente a partir do ano seguinte. Todavia, em 2009, a RTP tomou a ridícula decisão de transmitir apenas uma etapa em directo na RTP2, com a duração de uma hora, privando os telespectadores de assistir à mítica chegada a Paris, o que nunca tinha sucedido, mesmo a partir de 2004.

Já em 2010, a RTP optou sensatamente por emitir 8 das 21 etapas da edição da Volta a Franca de 2010 em directo na RTP2, o que nunca tinha sucedido desde 2003. Não obstante ser um positivo avanço, é incompreensível que a RTPN persista em alterar toda a sua grelha de programação ao longo de três semanas para transmitir este evento. Por outro lado, a emissão em directo das etapas da prova na RTP2 exclusivamente aos fins-de-semana vem ainda questionar por que razão a Volta a França em Bicicleta não é também transmitida aos dias úteis neste canal, num horário em que a RTP2 ocupa sistemática e inexplicavelmente a sua grelha de programação com as mais variadas repetições. De facto, entre as 15h00 e as 17h00, a RTP2 poderia perfeitamente emitir os últimos quilómetros das etapas da prova rainha do ciclismo. Ainda assim, de forma a não colidir com o horário tradicional da "Sociedade Civil", a RTP deveria iniciar a emissão deste programa às 13h30, ou então encurtá-lo em 30 minutos. Tendo em conta a génese da RTP2, que sempre privilegiou o desporto, e sabendo que se assume como um canal simultaneamente alternativo e complementar à RTP1, a Volta a França em Bicicleta deve ser integralmente transmitida em directo neste canal.

Em suma, apesar dos avanços positivos na emissão da Volta a França em Bicicleta em 2010, persiste a teimosia da RTP em transmitir exclusivamente a prova em sinal fechado, num canal de cabo que se assume como informativo. Contudo, se já este grave facto punha em causa o compromisso de serviço público da RTP, a estação estatal, paga por todos nós, não fez sequer a devida homenagem ao Sérgio Paulinho, corredor português que venceu a etapa 10 da Volta a Franca em Bicicleta de 2010, repetindo uma proeza que não ocorria há 21 anos. Atendendo à hora tardia a que essa etapa terminou, seria perfeitamente possível à RTP2 interromper a sua programação habitual e emitir em directo uma alegria que o Sérgio Paulinho deu a todos os portugueses, apesar de ter vencido a etapa numa quarta-feira. É absurdo e ridículo que a RTP2 tenha já alterado em 2010 a sua grelha de programação para transmitir modalidades como o ténis, o judo, o rugby, o atletismo, o hóquei em patins ou o automobilismo, fora do horário de excelência do Desporto 2 e em dias úteis, e que não adopte o mesmo procedimento com o ciclismo, nomeadamente com a Volta a França em Bicicleta. É este o serviço público que ambicionamos?



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 14 janeiro 2011
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
39 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.