Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Salvem o Rio Vizela

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

O Rio Vizela nasce no concelho de Fafe, na montanha do Alto de Morgaír, nas freguesias de Aboim e Gontim, desagua na margem esquerda do Rio Ave, em Santo Tirso, e é considerado como um dos mais importantes afluentes do Rio Ave, com um curso de água de cerca de 40 Km, que passa por cinco concelhos, designadamente Fafe, Felgueiras, Guimarães, Vizela e Santo Tirso.
O Rio Vizela sempre constituiu um elemento central para o florescimento da indústria e do turismo dos concelhos cujo território é atravessado pelo seu leito pelo que a sua despoluição significa efetivamente um manifesto acréscimo na qualidade de vida do ponto de vista da natureza ambiental, desportiva e lúdica.
Contudo, não obstante a sua importância para a região e uma luta de quase quatro décadas para a sua despoluição, o Rio Vizela continua a ser considerado como um dos rios mais poluídos da Europa.
Nesse sentido, no ano de 2016, foi apresentada na Assembleia da República por quatro associações que defendem a despoluição do Rio Vizela uma petição pública, a qual viria a resultar, em fevereiro de 2017, na aprovação de diversas recomendações ao Governo para a despoluição do Rio Vizela.
Sem prejuízo da aprovação das referidas resoluções, até à presente data, as medidas adotadas não produziram quaisquer efeitos úteis, continuando a verificar-se, através das ações de fiscalização autónomas efetuadas em parceria com a Autarquia de Vizela, diariamente descargas poluidoras do Rio Vizela, designadamente pela empresa Águas do Norte, S.A., através da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Serzedo, causando, dessa forma, danos substanciais com repercussões na saúde, bem-estar e diferentes sistemas de vida.
Assim sendo, tendo em consideração que o Rio Vizela tem sido objeto de trabalho constante e é uma matéria que desperta grande preocupação face às constantes descargas que nele se verificam, os subscritores da presente petição solicitam que esta problemática seja debatida em sede da Assembleia da República no sentido de ser recomendado ao Governo a execução da obra de construção de um emissário que permita a ligação da ETAR de Serzedo à ETAR de Lordelo e que, através do trabalho conjunto entre estas e as melhores condições ambientais para a receção do caudal tratado, seja definitivamente resolvida esta questão da poluição no Rio Vizela.



Qual a sua opinião?

Salvem o Rio Vizela, para Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República foi criada por: Município de Vizela.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.965 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.