Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição para recolha de agulhas em ambulatório

Para: Ex.ma Ministra da Saúde Marta Temido

Há cada vez mais pessoas a fazer tratamentos em ambulatórios recorrendo à administração de injetáveis, ou a controlar doenças como a diabetes, onde o processo recorre ao uso de equipamentos ou medicamentos injetáveis.

Só no caso da diabetes, esta doença já ultrapassou a fasquia do 1 milhão de Portugueses, estimando-se que sejam usadas diariamente cerca de 650.000 agulhas.

Apesar disto, não há um destino correto para as encaminhar. Não podem ser entregues na farmácia, não podem ser entregues nem em Centros de Saúde ou Hospitais, pelo que acabam por ir parar ao contentor do lixo comum, com todos os riscos que poderão ter a nível de segurança dos trabalhadores da higiene urbana, ou de qualquer contaminação biológica.

A Quercus durante a execução da Wasteapp identificou esta lacuna e tem diligenciado no sentido de ser organizado uma rede de recolha de seringas e outros materiais perfurantes, utilizados em tratamentos em regime de ambulatório, ou seja, produzidos no setor doméstico, apesar de ter uma natureza de um resíduo hospitalar.

Assim, é urgente dinamizar e criar mecanismos que financiem esta rede, que permita uma distribuição em locais próximos das populações, nomeadamente os centros de saúde ou os centros hospitalares, onde estes pacientes são acompanhados, integrando desta forma a própria gestão interna dos resíduos hospitalares, similares a estes, que os encaminham posteriormente para destinos licenciados.

É objetivo desta petição apelar à Ministra da Saúde, Senhora Doutora Marta Temido, que equacione e promova a implementação de uma solução para este problema ambiental e de saúde pública, criando mecanismos e apoios que suportem uma rede de recolha integrada para estes tipos de resíduos perigosos.



Qual a sua opinião?

Petição para recolha de agulhas em ambulatório, para Ex.ma Ministra da Saúde Marta Temido foi criada por: Quercus - ANCN.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
244 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.