Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

A Cultura Apoia António Costa

Para: António Costa

Vivemos um momento dramático da nossa vida colectiva. À crise financeira e económica, com as terríveis dificuldades quotidianas para milhões de portugueses, a pobreza e o desemprego, juntou-se uma crise cultural e moral sem precedentes. Vivemos num clima de “vale tudo” e de “salve-se quem puder”. Deixou de haver coesão social, valores partilhados, sentimento de comunidade. Deixou de haver confiança, previsibilidade e esperança. Deixou de haver futuro.
Há medo, inquietação, desconfiança, descrença, desespero. A sociedade portuguesa está dividida, fragmentada, desmotivada. A indiferença política, expressa numa abstenção sem precedentes, e a falta de confiança no futuro, manifestada numa crescente apatia cívica, são preocupantes sinais de que a democracia está cercada.
Não nos podemos resignar perante este estado de coisas. Todos temos obrigação de combater este clima de passividade, alheamento, desresponsabilização. Achamos que é imperioso agir e reagir, intervir e lutar. Pensamos que a resposta a esta crise tem na cultura um ponto de apoio sólido e fundamental. Queremos assumir as nossas responsabilidades perante a comunidade e defender as nossas convicções perante os nossos concidadãos. Assumimos o dever de contribuir para a construção de uma alternativa credível, sólida e vitoriosa, que ponha fim a este iníquo estado de coisas. As recentes eleições europeias mostraram que, infelizmente, essa alternativa ainda não existe com a clareza, a consistência e o vigor necessários.
É por isso que os signatários, que exercem a sua actividade nos vários domínios da cultura, afirmam que é possível e fundamental construirmos uma alternativa política e cultural sólida - e que António Costa é o político português com melhores condições para a protagonizar.
Ao longo da sua vida pública, António Costa provou ter a integridade, a inteligência, a autenticidade, o dinamismo, a convicção e a responsabilidade, que o tornam uma referência para todos os que não se resignam a viver num País humilhado e acreditam que é possível restituir a dignidade a Portugal e mobilizar os portugueses para a esperança no futuro. Mostrou também uma atitude contemporânea e cosmopolita, que reconhece na cultura um contributo fundamental para sairmos da crise e fazermos a nossa afirmação no mundo do século XXI.
Por estas razões, e convictos de que este é um sentimento partilhado com a maioria dos portugueses, os signatários declaram o seu apoio a António Costa para líder do PS e primeiro-ministro de Portugal, certos de que o país tem muito a ganhar com a sua visão ousada, a sua fidelidade aos valores democráticos e a sua capacidade de liderança e de acção.
LISTA DE SIGNATÁRIOS
António Mega Ferreira
Miguel Lobo Antunes
José Manuel dos Santos
Rui Vieira Nery
Sara Pereira
Miguel Honrado
Alexandre Cortez
Aida Tavares
Inês de Medeiros
Isabel Corte Real
Nuno Artur Silva
Lucinda Lopes
Carlos Tê
Delfim sardo
Ana Hatherly
Vasco Araújo
Gonçalo Riscado
Camané
Bruno de Almeida
Fernanda Fragateiro
António Pedro Vasconcelos
Antonio Pires
Alexandre Oliveira
José Luis Carrilho da Graça






Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
732 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.