Petição A injustiça das propinas e acção social no Ensino Superior

Para: Presidente da República

Portugal é o quinto país da União Europeia onde as propinas (do sector público) são mais elevadas, 900 euros, e o segundo em que o Estado investe menos dinheiro por aluno, 6000 euros. Pior só a Grécia, com 4285 euros anuais. Aqui ao lado, a Espanha despende 8399€, a Itália 10161 e a França 10332. Em nenhum país escandinavo a despesa fica abaixo dos 13 mil euros, valor também atingido pela Alemanha, Irlanda e Dinamarca.

Na acção social escolar o panorama não é mais animador. O nosso país fica em penúltimo lugar na percentagem de dinheiro destinada ao apoio dos estudantes mais desfavorecidos, com 6,7% do investimento total. Mais uma vez, pior só a Grécia, com 5,8%. A França investe 8,1% em bolsas, a Espanha 8,5%, Alemanha e Reino Unido à volta de 10%. A Holanda ultrapassa os 20% e a Dinamarca gasta 33% do total.

Eu como aluno do ensino superior público vejo nestes números uma profunda incoerência. Se somos aqueles que pagamos mais, porque é que não somos aqueles em que se investe mais?

O que é feito da acção social articulada, justa e que se dirija realmente ás pessoas que necessitam?

Sendo assim, é lógico, coerente e justo que as propinas sejam reduzidas, ou ao invés, que se invista mais no aluno.

Logo esta petição centra-se em tres pontos essenciais:

-Redução de propinas tendo em conta a falta de investimento no aluno.
-Mantem-se o valor das propinas, mas investe-se mais no aluno.
-Articulação justa da acção social do ensino superior.

P.S- O Nº do B.I. é essencial pois se esta petição conseguir atingir os 4000 assinantes será proposta ao presidente da república e só será aceite se os 4000 assinantes se encontrarem acompanhados do Nº do B.I.

Esta petição foi criada em 15 outubro 2009