Para: Ex.mo Sr.º Presidente do Agrupamento de Escolas de Campo Maior

A Declaração Universal dos Direitos da Criança (aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959), no artigo 7º, refere que
Ao lado do direito à educação, enfatiza o direito ao brincar. E a Escola deverá ser um local seguro
onde as crianças podem brincar sem receio da hora dos recreios. Cabe a todos nós, sociedade,
Pais e Escola garantir o exercício pleno das brincadeiras em segurança.
No nosso Agrupamento são cada vez mais frequentes os testemunhos de crianças que são agredidas por colegas durante os recreios, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.
Independentemente de existirem Colaboradores destinados à vigilância dos(as) alunos(as) no espaço exterior, frequentemente ouvimos das nossas crianças relatos de violência, agressões e bulling.
Qualquer criança ou jovem, seja qual for a idade, pode ser vítima de agressões verbais ou físicas e é nosso dever denunciar estas situações. As consequências da violência escolar são muitas e profundas. Para a vítimas da violência, as consequências provocam um sentimento de medo, baixa auto-estima, atitudes passivas, transtornos emocionais, problemas psicossomáticos, depressão, ansiedade entre outros.
Sendo este um problema de conhecimento geral em Campo Maior, queremos em conjunto zelar pela segurança dos(as) nossos(as) Educandos(as), filhos(as), netos(as), sobrinhos(as), de todas as crianças que frequentam este Estabelecimento Escolar.
Neste sentido, os(as) signatários(as) exigem o reforço da vigilância de forma a erradicar de todas as formas de violência de crianças contra as crianças no espaço exterior (pátio central, laterais e campo de futebol).

Pelo reforço da vigilância e segurança nos recreios no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, para Ex.mo Sr.º Presidente do Agrupamento de Escolas de Campo Maior foi criada por: Famílias de Campo Maior.
Esta petição foi criada em 11 novembro 2021