DECLARAÇÃO DE APOIO AOS BOMBEIROS DA BENEDITA

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça; Ex.mo. Sr. Presidente da Mesa de Assembleia Municipal de Alcobaça; Ex.mo Comandante Distrital do Comando Distrital das Operações de Socorro de Leiria

Ex.mos Srs.:

Os cidadãos das freguesias de Benedita e Turquel, juntamente com os membros do Corpo de Bombeiros dos Bombeiros Voluntários da Benedita, abaixo assinados, pela presente declaração vimos à presença de V. Ex.as informar e solicitar o que a seguir se indica:

1) Em primeiro lugar, estamos completamente ao lado destes homens e mulheres que compõem o corpo ativo dos Bombeiros da Benedita, nesta luta por mais e melhores condições de trabalho, mais e melhor formação, mais e melhor meios de apoioao socorro e à população;

2) A direção que foi eleita não oferece garantias de mudança, porque se trata apenas de uma troca de cadeiras, porque são os mesmos já há muitos anos e não se prevê mudança, pois e em vez de se mostrarem recetivos a receber os bombeiros (em 4 anos apenas reuniram uma vez connosco) nada fazem em prol dos bombeiros;

3) Não existe nenhum planeamento para a otimização de toda a estrutura física e humana desta associação para o futuro, verificando-se desinteresse e desinvestimento em formação técnica para atualizar os bombeiros às novas realidades, a tal ponto que, se houver necessidade de socorro mais especializadao não existem em número suficiente operacionais qualificados para o efeito;

4) Atualmente, os bombeiros, fazem um elevado número de horas extra sem que sejam pagas;

5) Os bombeiros sentem-se desanimados, desapoiados e descontentes com as atitudes desta direção e nunca sentiram apoio direto dos elementos da junta de freguesia da Benedita que nunca se dirigiu aos Bombeiros ou se preocupou com as condições dos Bombeiros;

6) Os bombeiros não se sentem com condições para suportar esta direção e pedem ajuda à comunidade e à população da Benedita e Turquel, nas suas variadas forças e instituições quenos apoiem e não deixem que os bombeiros da Benedita caiam.

Solicitamos uma posição e uma intervenção da parte de V. Ex.as que nos permitam encontrar uma solução.

Esta petição foi criada em 06 outubro 2021