Petição pela Continuidade e Sustentabilidade do Sond'Ar-te Electric Ensemble

Para: Exmo. Senhor Ministro da Cultura, Dr. Pedro Adão e Silva; Exmo. Senhor Diretor-Geral das Artes, Dr. Américo Rodrigues

Tendo em perspetiva o fim da atividade do Sond'Ar-te Electric Ensemble, causado pela não atribuição do apoio bienal (2023-2024) pela DGARTES a este grupo de excelência, que há 15 anos ocupa um lugar singular no panorama de música erudita contemporânea em Portugal, nós abaixo-assinados – público geral, melómanos, músicos, artistas de várias áreas, profissionais da cultura, estudantes, ... – vimos por este meio manifestar a nossa solidariedade com a equipa e com o projeto do Sond’Ar-te. Neste sentido pedimos, junto do Ministério da Cultura e da Direção-Geral das Artes, uma emenda da decisão relativa à falta de apoio ao Sond’Ar-te, considerando-o absolutamente necessário e insubstituível no sector musical português.

Para nós o Sond'Ar-te Electric Ensemble é indiscutivelmente um dos mais importantes ensembles portugueses de música erudita contemporânea, não só pela sua qualidade artística, mas também pelo serviço que tem prestado a Portugal, à música portuguesa e aos seus músicos, em particular aos compositores, tendo contribuído para a sustentação de uma vida musical no país, que, como todos sabemos, é difícil e escassa.

Desde a sua fundação em 2007 o Sond'Ar-te Electric Ensemble (www.sondarte.com) tem dedicado grande parte da sua atividade à execução de obras de compositores portugueses de várias gerações, tendo assegurado inúmeras estreias e encomendas. Como enfatiza o compositor Carlos Caires: “Isto é factual, nem precisava de ser reafirmado e é facilmente verificável documentalmente.” Por seu lado, o compositor Rui Penha afirma: “O Sond’Ar-te Electric Ensemble é um dos poucos grupos de média dimensão dedicados ao que se convencionou chamar de música contemporânea, cujo trabalho de continuidade e de excelência musical coloca na fasquia de grupos de referência internacional. O Sond’Ar-te concentra os seus esforços num apoio efetivo à criação musical dos compositores portugueses e residentes em Portugal, tendo-se constituído, nos últimos anos, como o principal locus da pesquisa e da criação musical em Portugal.” Neste contexto, destaca-se também a opinião do compositor António de Sousa Dias: “Garantir a continuidade do seu trabalho, é garantir a promessa de futuro que a música portuguesa merece pela vitalidade provada e que o deve a grupos como o Sond'Ar-te Electric Ensemble”. A estas, que são apenas algumas das inúmeras vozes que se solidarizam com o Sond’Ar-te em defesa da sua existência, junta-se ainda a voz do poeta Levi Condinho: “Na minha condição de melómano atento, jamais poderia dispensar a paixão pela música contemporânea e seu desenvolvimento, a qual tem no Sond'Ar-te Electric Ensemble, grupo português – e friso, português – um expoente da execução do mais alto nível mundial.”

Em termos de factos e números o Sond'Ar-te Electric Ensemble encomendou ao longo dos seus 15 anos de atividade 51 novas obras a compositores maioritariamente portugueses, gravou 11 CDs com obras de inúmeros compositores, alguns deles discos monográficos e realizou até esta data 146 concertos, numa média 10 concertos por ano. Adicionalmente, o Sond’Ar-te organizou várias academias de composição e de interpretação de nova música, 12 concursos internacionais de composição, tendo desenvolvido programas temáticos em torno de compositores(as) emergentes, programas específicos para jovens e crianças, ou concertos monográficos inteiramente dedicados a compositoras(es) portuguesas(es)...

...a todos os responsáveis pela atribuição de apoios à cultura, apelamos unanimemente: não ponham um ponto final na atividade do Sond'Ar-te Electric Ensemble!

Petição pela Continuidade e Sustentabilidade do Sond'Ar-te Electric Ensemble, para Exmo. Senhor Ministro da Cultura, Dr. Pedro Adão e Silva; Exmo. Senhor Diretor-Geral das Artes, Dr. Américo Rodrigues foi criada por: Comunidade e Público do Sond'Ar-te Electric Ensemble.
Esta petição foi criada em 17 novembro 2022