Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

10 dias de aulas à distância para salvar o Natal

Para: Ex.mo Senhor Presidente da República; Ex.mo Senhor Primeiro Ministro; Ex.mo Senhor Ministro da Educação; Ex.ma Senhora Ministra da Saúde

Ex.mo Senhor Presidente da República
Ex.mo Senhor Primeiro Ministro
Ex.mo Senhor Ministro da Educação
Ex.ma Senhora Ministra da Saúde

O calendário letivo determina o término das aulas do 1º período no dia 18 de dezembro. Em alguns estabelecimentos de ensino é possível que as aulas se prolonguem para mais alguns dias mais próximos do natal.

No nosso país a comemoração do Natal é uma tradição familiar muito enraízada, para além do culto religioso, é uma celebração da família e um momento de reunião familiar por excelência.

As nossas famílias estão habituadas a essa tradição, as nossas crianças estão habituadas a partilhá-lo com os avós.
Neste ano tão atípico, o nosso Natal em família está em risco pelo receio de juntar várias faixas etárias de uma mesma família e inadvertidamente propagar o contágio da COVID-19.

Consideramos que uma forma de minimizar este risco seria implementar um pequeno período de aulas online nas duas semanas que antecedem o Natal, nos níveis de ensino a partir do 2º ciclo até às universidades, em que a maioria das crianças já poderiam ficar sozinhas em casa, pelo menos aquelas a partir dos 12-13 anos. Isto corresponde efetivamente a 10 dias úteis de aulas. Uma parte considerável dos pais e encarregados de educação já estarão em teletrabalho, podendo acompanhar as crianças.

As estruturas para o ensino à distância já estão montadas e a classe educativa, docentes, alunos e auxiliares educativos, já está mais familiarizada com essa prática. Seria um aproveitamento dos recursos e competências adquiridos no primeiro confinamento no âmbito da pandemia.

Com base nestas premissas, consideramos que não seria uma medida de complexa implementação.
Permitiria fazer uma espécie de quarentena em cada núcleo familiar, reduzir drasticamente os contactos sociais e identificar potenciais casos positivos atempadamente antes do Natal e assim, após este período de higienização coletiva, podermos juntar tranquilamente o maior número de famílias na época Natalícia, dando espaço aos tão desejados abraços entre pais e filhos e avós e netos.

Estamos convictos de que seria um enorme conforto social e emocional com forte impacto na saúde mental de todos nós. Um balão de oxigénio que nos permitirá avançar e enfrentar os próximos meses pandémicos com mais força e resiliência.
O agendamento atempado desta medida, focada nas 2 semanas que antecedem o Natal, traria conforto e tranquilidade às famílias para se poderem organizar neste contexto, não tendo que lidar com o fecho de turmas e escolas de forma aleatória e totalmente imprevisível

Contamos com a colaboração de todos para salvarmos o nosso Natal em família.

Apelamos à vossa melhor consideração da nossa proposta por um Natal mais humano e com os que nos fazem mais falta e nos constroem com amor.

Atenciosamente




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
19 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.