Petição Em defesa do passe social e do transporte público de qualidade!
Para: Secretaria de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Eu abaixo-assinado denuncio e não aceito o facto de a empresa Vimeca continuar com a intenção de suspender unilateralmente a sua participação nos passes intermodais, exprimindo desta forma o mais veemente repúdio às intenções desta empresa. A cumprir-se esta pretensão, a partir de 1 de Julho os passes 12, 23, 123, L1, L2, L123, L123SX, L123MA, L123FS deixarão de ser válidos nas carreiras regulares operadas pela Vimeca e Lisboa Transportes.
A confirmar-se esta medida, a população do concelho da Amadora sofrerá um impacto negativo e directo com o aumento brutal do preço dos transportes, através da aquisição e duplicação de passes.
O direito à mobilidade é um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa, que não pode, nem deve, de algum modo, ser posto em causa, em prol das deslocações laborais, bem como no acesso à cultura e lazer.
Exigimos uma intervenção responsável e intransigente do governo na assumpção firme das suas responsabilidades relativamente às concessões rodoviárias, de forma a salvaguardar no futuro a intermodalidade, impedindo que outros operadores privados possam vir a assumir no futuro o abandono do passe intermodal.