Garantir a segurança no atravessamento da via férrea em VFX

Para: Governo e entidades responsáveis

No passado dia 14 de janeiro ocorreu mais um acidente mortal na passagem de nível da cidade de Vila Franca de Xira. Foi o segundo atropelamento mortal no espaço de 2 meses naquele local, a juntar a mais de 20 ao longo dos últimos anos.

O acesso à Biblioteca Municipal e ao passeio ribeirinho, ao jardim e ao cais de Vila Franca de Xira, bem como aos lugares de estacionamento ali existentes, fazem deste ponto um local de passagem de muitas pessoas, entre as quais crianças e idosos. A passagem aérea de ligação ao edifício da Biblioteca Municipal tem-se demonstrado desadequada e insuficiente como solução.

A resolução desta situação tem-se arrastado ao longo dos anos, onde sucessivas ideias são apresentadas, mas nenhum avanço é efectivado.

A errada decisão de destruir a REFER, criando a IP por fusão com a Estradas de Portugal, também nada contribuiu neste processo, sugando os recursos públicos e canalizando-os massivamente para pagar as PPP do sector rodoviário.

Nada justifica a permanência destes lugares perigosos, de acidentes mortais. A resolução deste problema é urgente. Pela segurança das populações.

Pela parte do PCP, como já o fizemos, nomeadamente em tomadas de posição nos órgãos autárquicos do Concelho e na Assembleia da República (pergunta escrita ao Governo, no dia 31 janeiro de 2018) continuaremos a exigir soluções, a bem da segurança de todos quantos necessitam de atravessar a via férrea.

Este abaixo assinado exige a tomada de medidas urgentes para garantir a segurança adequada no atravessamento da via férrea em Vila Franca de Xira:

1. No imediato, a recolocação de guarda, bem como o reforço e renovação de equipamento de segurança;

2. Exigir do governo e das entidades responsáveis o estudo e implementação de solução definitiva.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em 17 de junho de 2019

f

Garantir a segurança no atravessamento da via férrea em VFX, para Governo e entidades responsáveis foi criada por: PCP VFX.
Esta petição foi criada em 15 fevereiro 2018