Passadeiras para Segurança dos Peões - Rua da República

Para: Câmara Municipal de Aveiro, Junta de freguesia de Santa Joana, Junta de Freguesia de Esgueira, Assembleia Municipal de Aveiro

Exms srs,

Com o objetivo de criar um melhor nível de segurança rodoviária a todos os peões e residentes, combater a sinistralidade através de uma eventual redução de velocidade, os peticionários abaixo assinados manifestam-se por esta via, para solicitar soluções às autoridades competentes para a melhoria da via nomeadamente pela inexistência de passadeiras suficientes e adequadas às necessidades dos utilizadores na Rua da República em Esgueira e Santa Joana - Aveiro.

Nos últimos 30 anos muitos foram os casos que podíamos destacar de atropelamentos, acidentes com peões ou simplesmente acidentes por excessos de velocidade. No entanto o que nos faz expôr aqui é a actual falta de segurança na travessia desta super movimentada rua, visto existir apenas uma única passadeira que está completamente deslocada da agitação pedonal. Para além do normal tráfego dos moradores desta rua, entre eles muitas crianças e idosos, existe ainda um forte afluente de outros transeuntes dada a forte oferta comercial de ambos os lados da rua, dos quais destaco o restaurante e café com Jogos Santa Casa, a pastelaria, a clínica, o banco Montepio, o cabeleireiro, a drogaria, as restantes lojas de comércio local, uma fábrica de confecções e o apeadeiro da CP que não tem uma única passadeira em seu redor. Tudo isto somado ao forte trânsito da estrada nacional 230 faz com que seja um verdadeiro desafio atravessar a estrada a qualquer hora do dia.

Os abaixo-assinados exigem um direito à segurança, pedindo às autoridades que arranjem uma solução URGENTE em prol do bem-estar de todos e assim evitar futuros acidentes.

Esta petição foi criada em 04 novembro 2019