Pelos direitos dos pais e mães com deficiência

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Os pais de crianças com deficiência viram reconhecidos já este ano alguns dos direitos considerados essenciais para a sua integração na sociedade e correto acompanhamento dos pais.

Possivelmente pela falta de representatividade de pessoas adultas com deficiência com filhos, a lei portuguesa não prevê qualquer tipo de benefício ou legislação a favor de pais com deficiência.

O "Guia Prático | Os direitos das pessoas em Portugal" não tem uma ÚNICA menção a direitos enquanto pais, como se fôssemos eternamente crianças ao cuidado de pais.

Pedimos igualdade de direitos em relação às pessoas sem deficiência que cuidam dos filhos com deficiência, com a agravante de que na nossa situação é o adulto cuidador que lida com os desafios acrescidos da deficiência.

Pedimos igualdade de direitos e pedimos a consciencialização de que uma pessoa com deficiência trabalha, tem filhos, e não tem direito atualmente à condição de teletrabalho ou prioridade no acesso a creche, entre outros.

Esta petição foi criada em 14 Março 2023