Pela alteração do nome do arruamento no Alto do Parque Eduardo VII «Alameda Cardeal Cerejeira»

Para: Assembleia Municipal de Lisboa

Nomes alternativos propostos:

Alameda Papa Francisco (pela sua visita a Lisboa e humanismo)
Alameda Maria Carrilho (Mulher Democrata universalista)
Alameda Hipátia de Alexandria (Filósofa vítima do fanatismo religioso)
Alameda da Democracia (celebração dos 50 anos de Democracia iniciados em Lisboa)
Alameda Olisipo (raízes luso latinas de Lisboa)
(votação em link lateral a esta petição)

Estas razões fortes propostas e fundamentadas, contrastam com a fragilidade do nome que foi atribuído ao lugar, por vontade de um pequeno grupo em 1982:

“Cinco anos após o seu falecimento deu a Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa parecer favorável à consagração do Cardeal Cerejeira no arruamento situado a norte do Parque Eduardo VII, entre a Avenida Sidónio Pais e a Rua Castilho, por considerar «que mantém plena actualidade a ideia de se construir uma catedral no alto do Parque Eduardo VII, a Comissão é de parecer que o nome do Cardeal Cerejeira – percursor dessa ideia – fique perpetuado num arruamento das imediações.»”

A «actualidade» da ideia de se construir uma catedral, foi transcendida pela construção do “El Corte Ingles” (2001), pelo «Corredor Verde» do Arq.º Gonçalo Ribeiro Teles (2012, desde a Avenida da Liberdade, Parque Eduardo VII, Jardim Amália Rodrigues, até Monsanto), e o percursor dessa ideia é uma pessoa profundamente cúmplice com a tirania do «Estado Novo», posta em causa por todas as pessoas democratas, em que se incluem a maioria das pessoas com fé católica cristã.

O local tem uma vista maravilhosa sobre Lisboa, o Tejo e as suas origens, e aí é erguida a bandeira de Portugal.

Esta petição foi criada em 01 julho 2023