Digam NÃO a esta proposta de PDM!

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Exmos. Senhores Deputados à Assembleia Municipal de Oeiras, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Exmos. Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Oeiras, Exmos. Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Oeiras, Exmos. Senhores Presidentes das Assembleias de Freguesia do Concelho de Oeiras, Exmos. Senhores Membros das Assembleias de Freguesia do Concelho de Oeiras

A proposta de novo Plano Director Municipal (PDM) que se encontra actualmente em consulta pública:

1. Não salvaguarda os solos de grande qualidade e com capacidade de produção de alimentos e visa transformar todo o concelho em solo urbano, abrindo a porta a que se construa sem regras e em todo e em qualquer lado o lado.

2. Não garante a continuidade ecológica nem promove a biodiversidade ao nível do concelho e põe em causa os poucos espaços naturais e seminaturais ainda existentes, promovendo mesmo a destruição de alguns deles.

3. Não contribui para a requalificação urbana e privilegia as novas construções, apesar de 22% da construção estar vazia.

4. Não contribui para contrariar o uso do automóvel e não aposta no uso dos transportes colectivos nem de meios de transporte alternativos e torna cada vez mais difíceis e inseguras as deslocações a pé, mesmo nas pequenas distâncias.

5. Não é ajustado a uma política de resistência a riscos naturais e visa promover a construção em zonas que são fundamentais para mitigar os riscos naturais a que o concelho está sujeito, nomeadamente os riscos de cheia e deslizamentos de terras.

Este Plano Director Municipal não respeita o ambiente nem as zonas verdes do concelho de Oeiras, não promove a saúde e a qualidade de vida dos munícipes nem de quem nos vem visitar e baseia-se num modelo de desenvolvimento desajustado da realidade e do contexto económico do país.

Como tal, não serve os interesses da população e do desenvolvimento do concelho de Oeiras e não serve o país, pelo que apelamos ao voto contra esta proposta de PDM e à sua revisão à luz da realidade e das exigências dum planeamento transparente e responsável.
  1. Actualização #1 Qualquer cidadão interessado pode assinar!

Criado em quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013

Na figura da petição, o local de recenseamento ou residência não é discriminatório, como tal qualquer cidadão interessado e participativo pode assinar. Não é necessário residir em Oeiras, basta serem cidadãos interessados nos destinos de Oeiras e do País.

Digam NÃO a esta proposta de PDM!, para Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras, Exmos. Senhores Deputados à Assembleia Municipal de Oeiras, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Exmos. Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Oeiras, Exmos. Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho de Oeiras, Exmos. Senhores Presidentes das Assembleias de Freguesia do Concelho de Oeiras, Exmos. Senhores Membros das Assembleias de Freguesia do Concelho de Oeiras foi criada por: Movimento Mudança Sustentável.
Esta petição foi criada em 10 Dezembro 2013