Salvar a construção do projeto habitacional "Moinho 2" (Évora)
Para: Assembleia Municipal de Évora
Ajude-nos a impedir o desvirtuamento do projeto habitacional do “Moinho 2” em Évora (Área Residencial da Turgela).
O “Moinho 2” é o maior projeto estruturante habitacional em Évora (Diário da República 2012) conta com uma enorme quantidade de habitação a custos controlados. Este projeto de futuro encontra-se agora em risco de não ser executado como planeado. As novas dificuldades colocadas ao avançar do projeto “Moinho 2” são um bom exemplo das razões porque em Portugal a especulação imobiliária continua a imperar.
São perto de 600 habitações, quase metade das quais a custos controlados, DEITADAS PARA O LIXO. Originalmente pensado com mais de 900 fogos e áreas comerciais e de lazer, a revisão ao Plano Diretor Municipal (PDM) prevê o corte de cerca de dois terços do originalmente planeado, o que implica o completo desvirtuamento de um bairro planeado integralmente e pensado para o futuro dos eborenses. Perdendo-se centenas de habitações acessíveis de construção cooperativa e toda a infraestrutura que traria qualidade de vida ao bairro.
Era um novo bairro pensado para os filhos de Évora. Uma alternativa à capital ou a tentar a sorte pela Europa fora. Tudo agora ameaçado pela revisão ao PDM que prevê o descartar dos planos realizados nas últimas duas décadas. Não será desperdiçado somente todo o valor investido ao longo do tempo, como serão necessárias novas e morosas diligências e um planeamento totalmente novo. Sem a sua ajuda, o FUTURO DE ÉVORA SERÁ ADIADO em pelo menos mais duas décadas!
Com a nova revisão ao PDM serão desperdiçados:
- Centenas de habitações a custos controlados para a classe média
- Planos aprovados que implicaram quase duas décadas de trabalho
- Novos espaços comerciais, de lazer, de educação e ciclovias
- Um bairro autónomo planeado para o futuro
- Em suma, a oportunidade dum futuro para os filhos de Évora e de quem queira fazer desta cidade a sua casa
A votação será realizada em Junho.
O TEMPO ESTÁ A CONTAR.
Assine a petição e ajude os nossos representantes eleitos a perceber que Évora precisa de crescer estruturadamente e não de subúrbios sem identidade. Não há mais tempo a perder.
Para sustentar a tendência de atração de empresas e de criação de novos e melhores postos de trabalho, Évora necessita de um planeamento urbano sensato mas arrojado. Sem a sua intervenção, a cidade ficará condenada à estagnação e os jovens eborenses nunca verão cumprido o sonho de encontrar um trabalho na área em que estudaram, na sua terra natal.
Somos um movimento apartidário e pretendemos reunir todos os Membros da Assembleia Municipal de Évora em torno desta CAUSA JUSTA.
Não pedimos à câmara que construa. O que se pede à Assembleia é o mínimo - que deixe que se construa!
Não deixe morrer o interior. Assine a petição e faça a sua parte pelo futuro de Évora!