Mobilidade Escolar - Torres Vedras

Para: Pais dos Alunos Escolas de Torres Vedras

Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras

Nós, pais dos alunos do Ensino Básico de Torres Vedras, vimos por este meio reportar uma situação - já reportada e ignorada anteriormente - e apelar à sua breve e urgente resolução.
Os horários já saíram e, como em todos os anos, segue-se uma enorme dor de cabeça.
Todos os anos os pais desdobram-se em mil para conseguirem ir buscar ou levar os filhos à escola durante o seu período laboral e/ou na sua hora de almoço.
Este ano resolvemos expor a situação de forma mais persistente.
Como é do seu conhecimento, a Câmara Municipal de Torres Vedras paga os passes dos estudantes que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho. Só que a viabilidade desta iniciativa é comprometida pela (des)organização da rede de Transportes Urbanos de Torres Vedras (TUT) que, na sua maioria, não permite a deslocação em tempo útil dos alunos até às escolas.
A nossa experiência enquanto pais permite-nos afirmar em uníssono que os Transportes Urbanos de Torres Vedras (TUT) não constituem uma mais-valia para os alunos do concelho. Relembro ainda que, na sua maioria, falamos de menores que só têm como alternativa de deslocação, principalmente nos dias mais rigorosos de inverno, os transportes públicos.
Os horários dos Transportes Urbanos de Torres Vedras (TUT) não estão sequer alinhados com os horários escolares. Os estudantes que residem na cidade de Torres Vedras não tem como se deslocar diretamente para as escolas e ainda enfrentam longos de período de espera - muitas vezes superiores a 40 minutos - entre as ligações. Existem ainda mais duas situações especificas:
- Estudantes que frequentam as Escolas Básicas de Torres Vedras em regime articulado com o Ensino Básico de Dança (cujas instalações ficam junto ao SCUT), carecem de uma ligação eficiente que permita a articulação de horários definidos por ambas as instituições que frequentam;
- Estudantes que frequentam as Escolas Básicas de Torres Vedras em regime articulado com o Ensino Básico de Música (cujas instalações são na Associação de Educação Física e Desportiva), carecem de uma ligação eficiente que permita a articulação de horários definidos por ambas as instituições que frequentam.
Uma vez mais, reforçamos que, em ambos os casos, trata-se de crianças entre os 9 e os 14 anos que entram às 8 da manhã numa Escola de Ensino Básico e que, sem alternativas, são obrigadas a atravessar a cidade a pé para poderem assistir às restantes aulas no Agrupamento de Escolas que frequentam. Pelo meio, tem ainda de arranjar tempo para fazerem uma refeição digna. Desafiamos-vos a fazer este percurso, de preferência num dia de inverno, com:
- Mochila com o material necessário para as aulas específicas (dança/música - instrumento);
- Mochila com Manuais + Livros de Fichas + cadernos = 6kg, no mínimo;
- Lancheira com refeições; e
- Chapéu de chuva sempre que justificar.
Acontece que, nós, enquanto pais, temos consciência do impossível que é para os nossos filhos fazerem o percurso nas condições acima retratadas e, de forma a conseguir cumprir horários, e por isso sacrificamos a nossa hora de refeição em prol da sua saúde e bem-estar.
É impossível reduzir a dependência do automóvel por parte da população escolar, se não houver uma alternativa.
O inquérito à mobilidade divulgado em https://www.mobilidade-tvedras.pt/ mostrou que "há um elevado peso de crianças que vai para a escola de automóvel, sendo esta quota de 46% no núcleo urbano de Torres Vedras e de 38% no conjunto do concelho". No relatório não diz motivo desta percentagem no núcleo urbano ser superior. Mas a resposta é porque não existe alternativa a não ser usar o automóvel.

O relatório refere ainda: "Esta dependência por parte das crianças relativamente ao automóvel tem consequências a longo prazo (para além das consequências imediatas relacionadas com os frequentes focos de congestionamento na envolvente das escolas), ...", nós concordamos em absoluto, mas, para que isso seja possível a rede de transportes públicos de Torres Vedras tem de ser adaptada de forma a ser útil à Mobilidade Escolar.

Entre nós não há peritos em gestão de Transportes Públicos nem tão pouco exigimos soluções inexequíveis. Solicitamos apenas que sejam estudadas alternativas que ofereçam aos estudantes que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho deslocações dignas e autónomas.
Sendo que um dos objetivos da estratégia de Mobilidade da Cidade de Torres Vedras é “diagnosticar as principais debilidades do atual sistema de transportes da cidade de Torres Vedras e, por outro, definir um conjunto de medidas com vista à melhoria da mobilidade e da qualidade de vida em toda a cidade ", esperamos que esta carta ganhe voz para que as necessidades dos nossos filhos sejam ouvidas.
Agradecemos desde já toda a atenção que possam dispensar.
Aguardamos resposta da vossa parte, assim o quanto antes.

Esta petição foi criada em 22 setembro 2021