Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Mobilidade Suave para Titulares de Cargos Políticos, Altos Cargos Públicos e equiparados

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

A contínua escalada do preço dos combustíveis tem sido motivo de anseio para muitos portugueses. As despesas com combustíveis perfazem uma parte considerável dos gastos mensais das famílias portuguesas.

Ainda assim, o primeiro-ministro António Costa afirma que os impostos sobre os combustíveis não irão baixar, declarando mesmo que “a taxa de carbono vai continuar a aumentar” já que as metas de descarbonização da EU “são para cumprir”.

Compreende-se que o estado português esteja vinculado a contratos que exigem o cumprimento de metas comunitárias relativas à descarbonização. No âmbito da mobilidade urbana, os estudos indicam que a forma mais eficiente de reduzir as emissões de carbono é adotando a Mobilidade Suave ou Ativa, ou seja, andar a pé, de bicicleta, trotinete ou bicicletas elétricas. Para viagens mais longas o ideal é a utilização de transportes públicos.

A realidade dos factos é que os líderes e governantes deste país se deslocam em viaturas cujo combustível, motoristas, ajudas de custo e demais despesas (além dos próprios ordenados!) são pagos com os impostos dos portugueses, os mesmos que todos os dias têm de lidar com os preços altíssimos dos combustíveis para poderem ir trabalhar, para ganhar dinheiro, para pagar os impostos. E assim está a roda do rato.

No sentido de repor justiça, os signatários desta petição vêm solicitar veementemente que todos os titulares de cargos políticos, altos cargos públicos e equiparados realizem as suas deslocações através de mobilidade suave (bicicleta, a pé, trotinete, e-scooter, etc) ou através de transportes públicos. Ou seja: que, por uma vez na história, façam aquilo que exigem às pessoas, dando o exemplo.

No cumprimento do solicitado nesta petição, vemos os seguintes benefícios:
• Melhoria da condição física dos governantes portugueses;
• Diminuição do stress, e por isso maior capacidade de liderar e tomar boas decisões;
• Fortalecimento do sistema imunitário;
• Alívio de despesas com viaturas do estado, combustíveis e motoristas;
• Diminuição da poluição visual e sonora;
• Diagnóstico “in loco” do estado dos transportes públicos no país;
• Diagnóstico das condições de acessibilidade;
• Diagnóstico das condições para andar a pé e de bicicleta;
• Fomentar a indústria nacional de bicicletas;
• Exemplo pioneiro a nível mundial;
• Inspiração para os Portugueses.

Somos da opinião de que a liderança se faz pelo exemplo, e estaremos prontos a seguir o vosso modelo assim que o assumirem nas vossas vidas quotidianas. Menos conversa e mais ação!



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
21 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.