Pela Expansão da Rede do Metropolitano de Lisboa de Telheiras a Carnide

Para: Ex. Senhor Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa; Ex. Senhor Primeiro-Ministro; Ex. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Ex.ª Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa

1. Considerando que a expansão da rede do Metropolitano de Lisboa (ML) deve ser centrada em servir os interesses das populações da cidade de Lisboa e da sua Área Metropolitana;

2. Considerando que, segundo um cada vez maior número de técnicos, a opção de implementar uma linha circular é incorrecta, por não corresponder às necessidades de mobilidade mais prementes da população residente e trabalhadora na cidade e por condicionar mesmo o desenvolvimento futuro da rede do ML;

3. Considerando que o ML reconhece há mais de duas décadas a indubitável importância de estabelecer uma intersecção entre a linha verde e a linha azul na zona ocidental da cidade, com o duplo objectivo de aumentar a centralidade da rede e de encurtar as deslocações dos passageiros, tanto em distância-custo como em distância-tempo;

4. Considerando que, no decorrer dessas duas décadas, foi apenas dado um pequeno e tímido passo para que esse legítimo desejo se concretizasse, através da abertura ao público do troço Campo Grande – Telheiras, concretizada já no final de 2002;

5. Considerando que o prolongamento da linha verde em direcção à linha azul se encontra previsto há largos anos no Plano Director Municipal (PDM) da Câmara Municipal de Lisboa (CML);

6. Considerando que, em consequência de uma dificuldade de concepção inegavelmente reduzida, essa extensão apresenta um custo por quilómetro significativamente mais baixo do que as intervenções necessárias para a implementação de uma linha circular;

7. Considerando que esse empreendimento não apenas dispensa a realização de quaisquer alterações nos viadutos do Campo Grande como também promove uma ligação muito mais fácil e muito mais rápida entre os dois únicos Parques de Material e Oficinas (PMO) do ML;

8. Considerando que, apesar de possuírem uma elevada densidade populacional, zonas da cidade como Telheiras, Parque dos Príncipes, Quinta dos Inglesinhos, Horta Nova e Bairro Padre Cruz continuam a gozar de uma oferta de transportes públicos manifestamente insuficiente e deficiente;

9. Considerando que é vital promover a melhoria da acessibilidade à futura Feira Popular, a edificar nas vizinhanças da Pontinha;

Os cidadãos abaixo-assinados exigem:
- Que o projecto da linha circular seja suspenso, bem como todos os procedimentos em curso para a sua concretização;
- Que sejam iniciados os procedimentos necessários para a ligação da linha verde (cujo término se efectua actualmente em Telheiras) à linha azul, algures no território ocupado pela Junta de Freguesia de Carnide.