Melhorar a Circulação de Motociclos em acessos às grandes cidades

Para: Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)

Serve a presente petição para apelar a vossas excelencias a criação de lei que permita a circulação de motociclos nas bermas em estradas, préviamente identificadas, de acesso às grandes cidades, nas consideradas horas de ponta.

Como condutor tanto de carro como de mota, identifico esta necessidade para ambos os meios de transporte.

Será mais facil a circulação e uma maior segurança para todos os condutores, se for permitido aos motociclos circular, apenas nas horas de ponta, em certos acessos às grandes cidades.

No acesso a Lisboa, a tão conhecida IC-19 é local de diversos acidentes entre motas e carros.
Nesta mesma estrada, as bermas largas o suficiente para que as motas consigam lá circular, sendo que os seus condutores têm "apenas" que ter uma maior atenção às entradas e saidas de acesso à mesma.

Será necessário identificar que estradas são consideráveis de "acesso principal" e identificar também as denominadas "horas de ponta". Nesse periodo seria possivel a circulação nas bermas, sem estar a infringir a lei.

Tal como já referido, sendo condutor de ambos os veiculos e utilizador diário da referida IC19, acho que seria muito benéfico e poderá ajudar a diminuir o número de acidentes e feridos entre motas e carros.

Agradeço desde já o tempo dispendido na leitura desta petição.

Com os melhores cumprimentos.

Esta petição foi criada em 28 maio 2019